Qual a experiência de vocês com o driver Nouveau?

Alguém tem placa Nvidia e usa o driver nouveau? Se sim, qual a experiência de vocês com esse driver?

1 curtida

Extremamente travado. Não recomendo nem a meu pior inimigo (usei em uma 940MX)

1 curtida

Básica, ruim pra jogos, mediano pro uso geral(9800gt 1gb)

1 curtida

tá melhor que a um ano atrás, pelo menos agora não fica uma tela preta, na minha GTX 1070 ti, só dá para usar em coisas muito básicas, de resto fica horrível.

1 curtida

Interessante é que essa placa é quase obsoleta no Linux… mas no Windows é outra história…

Tenho um amigo que tem essa placa e está jogando até “Tormented Souls” no Windows 11.

2 curtidas

Lento, bugado e faz meu notebook superaquecer (GT 740M), o que não ocorre com o driver da Nvidia. Ainda não testei no meu desktop (GTX 1070Ti) e nem testarei.

Valorizo muito o trabalho dos desenvolvedores e acho impressionante o que alcançaram com engenharia reversa. Mas, sinceramente, só considero o Nouveau como opção quando é realmente inviável usar o driver proprietário.

2 curtidas

Confira se você não acrescentou um zero aí, porque a 980 GTX (de ~2016) de fato ainda é uma placa bastante capaz e suportada pela Nvidia, enquanto a 9800GT parou de receber drivers novos no começo da vida do Windows 10 e nem sequer suporta DirectX 11.

1 curtida

Muito ruim.

Sim… é essa mesma !! Ela veio pra mim p/ fazer a troca do cooler que estava com o rolamento estourado… E no Windows 11 que eu me lembre está usando o ultimo driver que é de 2016… contudo apresentando ótima performance em vários jogos além do “Tormented Souls” que citei… acredito que o diferencial dela são os 256 bits, já que boa parte das placas “low profile” de hoje em dia são 64 ou 128 bits

Abaixo uma foto do indicator-cpu-freq pouco antes do meu amigo migrar pro W11

3 curtidas

Não devemos avaliar o desempenho de placas de vídeo com arquiteturas diferentes olhando especificações. E também não devemos isolar parâmetros. Isso porque essas comparações não têm significado prático, já que o que conta é a arquitetura combinada com todo um conjunto de fatores. Por isso é sempre necessário consultar testes.

Uma GT 1030 GDDR5, por exemplo, é muito mais rápida que a 9800GT, mesmo tendo largura de barramento de “apenas” 64 bits.

“Low profile” se refere ao tamanho reduzido da placa de vídeo - especialmente altura - para uso em gabinetes pequenos e estreitos. Não estabelece, portanto, relação com o desempenho.

3 curtidas

Funciona mais ou menos… tenho uma 1050TI e uma 550TI, na primeira funciona mas como não tem o reclocking não tem muito desempenho além de travar tudo as vezes. Já na 550 Ti(Que a Nvidia vai encerrar o suporte ano que vem) funciona um pouco melhor, mas trava tudo em algumas ocasiões.

O caso do nouveau é que ele e feito através de engenharia revesa(de uma maneira que não de em processos) sendo assim os desenvolvedores tem que fazer milagres pra tudo funcionar, além de não ter nada a ver com a Nvidia, apesar de que já houveram algumas contribuições deles(pouquíssimas).

Vou contar minha experiência:
No Fedora 34 estou usando o driver nouveau e está atendendo OK, 940mx.
Dá para fazer o reclocking e o desempenho fica melhor que a Intel HD, mas pior que o driver proprietário (que não funciona no Fedora, ao menos não funcionou aqui. (Placa híbrida)).
Consigo usar Wayland e modo híbrido (desktop na intelHD e software X na nvidia), coisa que não é possível com o driver proprietário. (Ou eu que não sei configurar).
Dá para usar aceleração com VBR no OBS, ao contrário da IntelHD.
Esquenta menos que o driver proprietário.

Imagem com os clocks disponíveis:

De contra:

Não suporta Vulkan.
Desempenho menor que o driver proprietário.
Bug no reclocking, tenho que colocar no clock mais baixo para depois colocar no clock mais alto para não ficar todo travado.
Reclocking manual.

Sim… citei os 256 bits apenas por ser algo que hoje em dia só se encontra em placas de valores mais elevados, não que os bits sejam o fator principal do desempenho pq na verdade não é…

Exatamente !! Tenho uma Saphire Vapor-X HD-5750 / 1GB GDDR5 e “128 bits”… e ela fornece um desempenho superior à uma outra placa minha, uma Geforce GT630 de “2GB DDR3” e até mesmo à citada Geforce 9800GT de “256 Bits”… trocando em miúdos, o que vale é o conjunto e não a quantidade de memória ou os Bits