Bom, para referência de quem ver esse post depois em busca da mesma informação: comprei esse modelo, já chegou a uns dois dias atrás e posso dizer que:
-
Para fazer boot com um pen drive é necessário criar uma senha para a bios (não perca essa senha) e desativar o secure boot. Deve dar para reativar, mas sinceramente tenho preguiça de mexer com isso.
-
A ISO acima do Ubuntu para intel funciona ok, exceto que os auto-falantes não funcionam. Para mim não muda tanto pois não vou usar com tanta frequência. Bootando com a ISO tanto do Fedora 39 quanto do Ubuntu 23.10, funcionou, então pode ser algo com o kernel antigo do LTS.
-
Realmente o leitor de digital não funciona.
-
A escala na tela de 14’’ fica bem ruim. No Wayland, coloquei o fractional scaling em 125% e funcionou melhor depois que coloquei o Firefox para rodar nativamente no Wayland em vez de XWayland (tem na wiki do Arch como fazer). Quando conecto no meu monitor, a escala volta para 100% em ambos, mesmo em Wayland… Capaz que em versões mais recentes do Gnome, ou no Plasma, isso funcione melhor, mas eu teria que instalar para ver. Estou considerando fazer o upgrade para o 23.10 e ficar nele até o próximo LTS.
-
Duração de bateria é ok, mas o meu uso não é excessivo: rodo vídeos e jogos no desktop, como disse no post.
Para mim serviu, dado que o laptop em si é muito bom e estava com um preço legal nas promoções. Mas coisas a se considerar para quem quer usar Linux com ele.