Olá. Estou no processo de escolher um laptop para estudo/trabalho (basicamente navegador, e-mail, leitura de pdf e edições de texto no Emacs/VS Code).
Esse Acer Swift 3 SF314-511-56UR cabe no meu orçamento e parece bom o bastante, mas como pretendo usar 100% Linux nesta máquina gostaria de saber qual a experiência da comunidade. A ideia seria colocar uma distro de baixa manutenção tipo o último Ubuntu LTS nele pra não ter que ficar mexendo muito no sistema. Os modelos da Acer na wiki do Arch não são exatamente esse, mas parece que tudo exceto o leitor de digital funcionam. Porém, dando um Google você encontra todo tipo de relato ruim em inglês. O que me dizem?
Outra coisa: fico com o pé atrás com relação a esse processador intel i5-1135g7. É um quad-core de 11° geração, não sei se ainda vale a pena. Se puderem opinar sobre isso também tendo em mente o uso, agradeço. Já abusando, se alguém tem alguma recomendação de laptop mais ou menos nesta faixa que vai ter menos problemas com Linux, estou aberto a sugestões também.
Tenho esse mesmo processador só que um Acer 514-54 há 2 anos e até agora ok. Claro, se puder pegar um mais recente pode ser melhor, mas estou satisfeito. e, a partir dele da 11ª geração há uma iso especifica conforme no link abaixo. Sobre essa iso, tenho instalada e o que me parece é que o processador fica mais “calmo” muito pouco acionamento da ventuinha.:
Ah que bom que existe essa ISO. Acho que vou nele mesmo. As opções que tem por aí no momento não estão tão boas… tem esses Samsung Galaxy Book aí, mas com certeza esse tipo de hardware vai me causar dor de cabeça. Sendo Intel imagino que tanto Ubuntu como Fedora teriam bom suporte. No meu desktop tenho uma placa Nvidia e é só sofrimento. Fujo da Nvidia pra sempre agora.
Bom, para referência de quem ver esse post depois em busca da mesma informação: comprei esse modelo, já chegou a uns dois dias atrás e posso dizer que:
Para fazer boot com um pen drive é necessário criar uma senha para a bios (não perca essa senha) e desativar o secure boot. Deve dar para reativar, mas sinceramente tenho preguiça de mexer com isso.
A ISO acima do Ubuntu para intel funciona ok, exceto que os auto-falantes não funcionam. Para mim não muda tanto pois não vou usar com tanta frequência. Bootando com a ISO tanto do Fedora 39 quanto do Ubuntu 23.10, funcionou, então pode ser algo com o kernel antigo do LTS.
Realmente o leitor de digital não funciona.
A escala na tela de 14’’ fica bem ruim. No Wayland, coloquei o fractional scaling em 125% e funcionou melhor depois que coloquei o Firefox para rodar nativamente no Wayland em vez de XWayland (tem na wiki do Arch como fazer). Quando conecto no meu monitor, a escala volta para 100% em ambos, mesmo em Wayland… Capaz que em versões mais recentes do Gnome, ou no Plasma, isso funcione melhor, mas eu teria que instalar para ver. Estou considerando fazer o upgrade para o 23.10 e ficar nele até o próximo LTS.
Duração de bateria é ok, mas o meu uso não é excessivo: rodo vídeos e jogos no desktop, como disse no post.
Para mim serviu, dado que o laptop em si é muito bom e estava com um preço legal nas promoções. Mas coisas a se considerar para quem quer usar Linux com ele.