realmente estou com essa duvida! eles aparentam ser praticamente a mesma distro, com pequenas modificações visuais
Falando de uma forma bem rasa.
O KDE Neon é um projeto da própria KDE então tudo que tiver de novo no plasma vai chegar sempre no KDE Neon antes de outras distros. Se vc notar o kubuntu usa uma versão mais antiga e “estavel” do plasma, diferente do KDE Neon que sempre tem a ultima versão disponível.
Claro que tem mais coisas, mas a principal seria essa PARA MIM
Eles não usam o apt por padrão também. Se eu não me engano o nome do gerenciador é pkg.
Complementando a resposta do @Grimpop, o KDE Neon se baseia apenas nas versões LTS do Ubuntu, ou seja, tirando os softwares do projeto KDE, o resto dos softwares só recebem atualizações de segurança.
pkgcon, usado só pra atualizar os repositórios e o sistema, o resto é gerenciado pelo APT.
O KDE Neon usa o apt
, sim!
Apenas, a recomendação do KDE Neon é sempre atualizar pelo comando pkcon
(do PackageKit) ─ que, por sua vez, usa o apt
.
Eu uso apt update
para verificar atualizações ─ pois aproveito para “ver” se minha conexão está boa e se os repositórios estão respondendo bem ─ e em seguida uso o Synaptic para efetuar a atualização, quando aproveito para remover alguns pacotes “Auto-removíveis” / “Obsoletos”.
De vez em quando, verifico pelo comando pkcon
, e até hoje ele nunca indicou que o apt
/ Synaptic tivesse esquecido de atualizar alguma coisa.
Mas, quando se trata do upgrade de versão, a cada 2 anos ─ por exemplo, da base “buntu” 20.04 LTS para o futuro 22.04 LTS ─ aí, sim, faço tudo pelo comando pkcon
.
A propósito: ─ O PackageKit é um front-end “genérico”, que propõe um procedimento unificado para diferentes distros e diferentes gerenciadores de pacotes ─ usando apt
nas disros baseadas no Debian, ou usando dnf
ou zypper
ou urpmi
etc., em outras distros.
No openSUSE, tive alguns problemas com atualizações feitas via PackageKit, então acabei removendo-o, e passei a fazer todas as atualizações manualmente, pelo comando zypper
.
Em resumo:
-
KDE Neon atualiza sempre para as versões mais recentes do KDE Plasma, e de um modo geral, também atualiza para Qt e Frameworks mais novas ─ mas a “base Buntu” permanece fixa durante 2 anos, recebendo apenas correções de bugs e de segurança.
-
O Kubuntu permite atualizar tudo a cada 6 meses, se você usar as versões “intermediárias” ─ ou a cada 2 anos, se você usar só as versões LTS. ─ Em qualquer dos casos, durante o intervalo entre esses lançamentos você terá apenas correções de bugs e de segurança.
Outra diferença, está na hora da instalação.
Quando o KDE Neon foi lançado, no início de 2016, ele fazia uma instalação mais enxuta ─ por exemplo, sem incluir a suíte PIM (Personal Information Manager).
Em tempos mais recentes, o instalador do Kubuntu passou a oferecer esta opção.
A instalação do KDE Neon é mínima por padrão. Vem só o estritamente necessário, o que eu acho ótimo.
Entendi, obrigado!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.