Existem diversos tipos de gerenciadores de pacotes no mundo linux pelo que entendi, mas qual a diferença entre eles? E no lado das distribuições linux com base rpm, também existem outros gerenciadores de pacotes como no debian (os três que conheço: apt-get, dpkg, e o synaptic)? Só por questão de conhecimento mesmo.
O apt é um gerenciador de pacotes, o synaptic é um front-end para o apt, ou seja, um apt com interface grafica.
O dpkg eu ja não sei.
o dpkg também gerencia pacotes, mas ele não resolve dependências, ou seja se usar incorretamente pode quebrar o sistema, já o apt instala as dependências e não deixa instalar um programa sem satisfazer as dependências do mesmo (a não ser que tu instale “forçadamente”)
Pra explicar bem simplesmente,
em sistemas Debian, há pacotes de software no formato .deb para uma instalação facilitada de software.
(A outra opção seria compilar vc mesmo)
O DPkg instala os pacotes .deb no teu sistema.
O APT é um gerenciador de pacotes que faz o download dos programas e pacotes necessários qua do vc quiser instalar algo (ao invés de vc mesmo ir baixar os pacotes e todas as suas dependências). Ele baixa os .deb e manda o dpkg instalar.
O Synaptic, ou Gnome Software, ou qualquer outra interface tipo AppStore é só uma programa para facilitar o uso do APT no teu sistema, evitando de vc ir no terminal e digitar o famoso ‘sudo apt-get install’
O Synaptic e só uma interface gráfica do APT basicamente.