Qual a diferença entre os gerenciadores de pacotes apt-get, dpkg e o gerenciador de pacotes synaptic?

#1

Existem diversos tipos de gerenciadores de pacotes no mundo linux pelo que entendi, mas qual a diferença entre eles? E no lado das distribuições linux com base rpm, também existem outros gerenciadores de pacotes como no debian (os três que conheço: apt-get, dpkg, e o synaptic)? Só por questão de conhecimento mesmo.

1 Like

#2

O apt é um gerenciador de pacotes, o synaptic é um front-end para o apt, ou seja, um apt com interface grafica.

O dpkg eu ja não sei.

3 Likes

#3

o dpkg também gerencia pacotes, mas ele não resolve dependências, ou seja se usar incorretamente pode quebrar o sistema, já o apt instala as dependências e não deixa instalar um programa sem satisfazer as dependências do mesmo (a não ser que tu instale “forçadamente”)

5 Likes

#4

Pra explicar bem simplesmente,
em sistemas Debian, há pacotes de software no formato .deb para uma instalação facilitada de software.
(A outra opção seria compilar vc mesmo)

O DPkg instala os pacotes .deb no teu sistema.

O APT é um gerenciador de pacotes que faz o download dos programas e pacotes necessários qua do vc quiser instalar algo (ao invés de vc mesmo ir baixar os pacotes e todas as suas dependências). Ele baixa os .deb e manda o dpkg instalar.

O Synaptic, ou Gnome Software, ou qualquer outra interface tipo AppStore é só uma programa para facilitar o uso do APT no teu sistema, evitando de vc ir no terminal e digitar o famoso ‘sudo apt-get install’

3 Likes

#5

O Synaptic e só uma interface gráfica do APT basicamente.

1 Like