Qual a diferença entre Linux e Ubuntu?

Confira o post completo no blog: Qual a diferença entre Linux e Ubuntu? - Diolinux

Ambos os termos Linux e Ubuntu são relacionados, porém não são a mesma coisa. Neste post vamos eliminar essa confusão e explicar as diferenças entre os dois.

6 curtidas

É a mesma história do “Gillette” e da “lâmina de barbear”: um produto fica tão popular e passa a dominar o mercado de tal forma que seu nome passa a ser sinônimo do segmento.

Já vi diversos amigos meus - que entendem muito pouco sobre computadores - usando “Ubuntu” e “Linux” como sinônimos: ao perceberem um sistema diferente, perguntam se você “está usando Ubuntu?”.

2 curtidas

Eu só gostaria de lhe interromper por um momento. O que você está chamando de Linux é, na verdade, GNU / Linux ou, como comecei a chamá-lo recentemente, GNU mais Linux. O Linux não é um sistema operacional em si, mas sim outro componente livre de um sistema GNU totalmente funcional, que é útil pelos corelibs GNU, utilitários de shell e componentes vitais do sistema compreendendo um sistema operacional completo conforme definido pelo POSIX.

Muitos usuários de computador executam uma versão modificada do sistema GNU todos os dias, sem perceber. Por meio de uma peculiar reviravolta nos acontecimentos, a versão do GNU amplamente utilizada hoje em dia costuma se chamar Linux, e muitos de seus usuários não sabem que se trata basicamente do sistema GNU, desenvolvido pelo Projeto GNU.

Realmente existe um Linux, e essas pessoas o estão usando, mas é apenas uma parte do sistema que usam. Linux é o kernel: o programa no sistema que aloca os recursos da máquina para os outros programas que você executa. O kernel é uma parte essencial de um sistema operacional, mas inútil por si só; ele só pode funcionar no contexto de um sistema operacional completo. O Linux é normalmente usado em combinação com o sistema operacional GNU: todo o sistema é basicamente GNU com Linux adicionado, ou GNU / Linux. Todas as chamadas distribuições de Linux são realmente distribuições de GNU / Linux!

Richard Stallman foi uma peça importante na história do open source.
Reza a lenda que a nomenclatura que deveriamos utilizar por exemplo é Ubuntu GNU/Linux.

Na praticidade Linux é engloba tudo isso.