Qual a diferença de x86_64 e Arch64?

Galera, de vez em quando me deparo com as duas opções no mundo linux, mas só me liguei em pesquisar agora, só que não achei nenhum conteúdo na internet.

Existe algum melhor pra determinada situação? Ou é só mantida as duas arquiteturas mesmo?

São a mesma distribuição, só que uma versão compilada para rodar em processadores Intel/AMD (x86_64) e outra compilada para processadores ARM de 64 bits (AArch64 - roda em Raspberry Pi, Pinephone, etc.).

Não tem muito como comparar as duas porque são basicamente a mesma coisa* em processadores completamente diferentes. Você não vai conseguir rodar a versão AArch64 num PC convencional, nem a x86_64 num ARM da vida.

*com exceção de programas proprietários compilados apenas para processadores Intel/AMD ou dos eventuais programas open-source em assembler.

7 curtidas

Mas não existe o Arm64? No caso o AArch64 e o ARM64 são a mesma coisa?

São sinônimos, até onde eu sei (assim com x86_64 às vezes é chamado de AMD64).

3 curtidas

A sim, entendi agora, muito obrigado mesmo!

Lembrando que e chamado de AMD64 devido ser a tecnologia da AMD que e usada nos Processadores 64 bits atuais, uma vez que foi a AMD na epoca que conseguiu uma tecnologia que conseguia ao mesmo tempo um processador que Lidasse com processos 32bits e 64 bits ao mesmo tempo… uma vez que intel e outras so conseguiam processadores que ou so lidavam com processos 32 bits ou 64 bits e não os dois ao mesmo tempo :slight_smile:

Sempre brinquei que a Arch64 era uma versão especifica para o Arch Linux :joy: :joy: :joy: