Qual a diferença das imagens do void?

Pessoal, fui no site do void ver as iso e tinham dois tipos, umas com o nome musl e outras não, se alguém sabe o que significa, pode me explicar?

-musl is optional and indicates that the image uses the musl libc instead of glibc
-musl é opcional e indica que imagem usa a libc musl em vez da glibc

A diferença é que em vez da LibC (funções que são utilizadas por todos os programas em C e que são separadas em uma biblioteca para poupar espaço) vir do projeto GNU, ela vai vir do projeto Musl, que tem como objetivo a LibC mais leve do mundo open-source. Isso é bem atraente para quem quer um sistema leve/rápido/sem “bloat”.

Isso tem seus contrabalanços. Muitas distros não se chamam GNU/Linux à toa, a maioria absoluta dos programas do Linux são feitos para ser usado com a LibC do GNU, e podem ter problemas de compatibilidade se você tentar encaixar a musl sem recompilar.

Corretíssimo @Capezotte

Adicionaria ainda a informação que todos os jogos proprietários dependem da glibc (Gnu LibC).

Os principais usos de sistemas com musl:

  • Sistemas embarcados (ex: roteadores), pois os executáveis ficam consideravelmente menores
  • Sistema dedicados (computadores com finalidade específica, por exemplo servidores), pois o sistema fica um pouco mais rápido e uma vez compilados os programas específicos o sistema fica bastante estável e robusto.
  • Sistemas de teste e desenvolvimento, pois o usuário curioso pode verificar o funcionamento do sistema como um todo, bem como verificar se o seu programa vai compilar na musl. Geralmente o programa que compila sem erros na musl também compila na glibc, mas nem sempre o contrário acontece, pois a glibc tem um pouco mais de recursos (que não são posix standard).
1 curtida

Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: Gentoo é tão bom assim?