Quais vantagens os laptops/notebooks Risc-V terão sobre os seus similares ARM e x64? Se é que terão? E as desvantagens?

Já que nesse ano tem se falado muito que esse pode ser o futuro desse tipo de equipamento.

Eu sei as desvantagens para mim. É mais um assembly que eu vou ter que aprender.

1 curtida

Em termos de arquitetura não tem grandes diferenças para ARM ambos são RISC, mas RISC-V tem várias vantagens:

• É open source, isso significa que não tem royalties, a diferença entre os preços de uma placa RISC-V e ARM podem chegar a 60%
  • RISC-V é mais alinhado com x86 em compatibilidade de bytes, o que em teoria faz com que certas aplicações sejam mais facilmente portadas para RISC-V enquanto ARM geralmente tende a ser incompatível com x86 nesse aspecto
  • Pode ser mais complexo de fazer, mas é uma vantagem, RISC-V permite criar instruções de baixo nível
  • RISC-V é mais seguro, por ser open source não é necessário ir testando técnicas de invasão as cegas, pesquisadores de segurança podem identificar e lançar correções muito mais rapidamente e com menos impacto de performance

Agora x86 se compara com RISC, isso porque x86 é CISC:

RISC = Reduced Instruction Set Computer
CISC = Complex Instruction Set Computer

Basicamente as instruções CISC são complexas, geralmente realizando mais de uma coisa ao mesmo tempo, já RISC são mais simples, uma analogia, imagine que você quer desenhar uma linha:

• Em x86 (ou CISC) você precisa chamar uma instrução que desenha um retângulo e adaptar ela pra desenhar uma linha

• Em RISC-V/ARM (RISC) você simplesmente desenha a linha

Já se o que você quer desenhar é um retângulo:

• Em CISC você desenha um retângulo direto
  • Em RISC você chama 4x a instrução que desenha linhas

Entre vários outros motivos é por isso que é muito fácil e sem gargalo “emular” CISC em RISC, porque você apenas quebra instruções complexas em simples (em RISC-V em teoria dá pra fazer em nível hardware inclusive) tendo uma performance quase nativa e emular RISC em CISC você perde desempenho de forma considerável

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.