Quais SSDs vocês recomendam e confiam para instalar as distro linux

Salve Tux linux, boa tarde a todos!!!
Essa pergunta e recomendação será de grande ajuda para muitos futuramente, sei que aqui tem muitos desenvolvedores e programadores que usam M.2 NVME, SSDs e HDD e eu gostaria de pergunta a todos quais SSDs que vocês confiam, usam e planejam continuar usando esses SSDs

Aqui em casa eu uso Crucial BX500 480GB com Win11, Patriot P210 256GB com LM/UBUNTU (infelizmente pifou, parou de funcionar) e por último o mais odiado por muitos e é o meu favorito GOLDENFIR 500GB com PeppermintOS DB12 BW

Tenho mais 4 lacrados goldenfir 500GB guardados na gaveta de meias para quem sabe alguma eventualidade futura kkkkk

Salve Rimana21!
Eu tenho 3 ssd’s em uso: 1 Seagate e 2 Toshiba todos de 1 tera funcionando já há algum tempo., inclusive uso um Toshiba com o Arch Linux em dual boot com o Windows que está no ssd da máquina de 250 GB. Estou muito satisfeito com eles e até aqui sem problema algum há mais de ano.
Abraço.

como tudo é feito na china e o mais reles dos mortais não tem como saber se é original de marca ou não, uso qualquer um que encontro na shopee. nunca me deixaram na mão. também faço becape com o clonezilla caso dê algum xabú.

mas se vc tem como certificar-se da procedência do produto, qualquer um de boa marca, que seu bolso possa comprar, serve.

1 curtida

No caso da Goldenfir ela não revela quantos TBW tem em seus SSD

isso faz alguma diferença pra vc? imagine que seu ssd tenha uma vida útil de 5 anos ou 60 meses. um ssd de 120 reais dará 2 reais/mês. o custo não terá valido a pena? não se preocupe com esses detalhes técnicos, que não terão nenhuma importância para você.

eu tennho um NoBo da samsung há 3 anos. sabe qual o TBW do ssd? não tenho a menor idéia! sabe o quanto isso impactou na minha vida? nada! sabe qual é a marca do meu ssd? nunca procurei saber… e não tenho a menor ilusão de que não seja xing-ling e tá aqui aguentando há 3 anos.

para nós, meros mortais, esses dados não impactam em nada, não têm a menor importância. compre, instale e use. e pronto!

obviamente você sempre fará BECAPE de seus arquivos vitais. pode salvar na nuvem com um dropbox gratis, por exemplo. isso é o que é importante.

mas, para deixar sua consciência tranquila, você pode edicionar alguns recursos no fstab, para reduzir a escrita em disco, como: relatime, nodiratime, compress=20 etc. mas n sei se fará alguma diferença.

exemplo:

Nisso o senhor tem razão, é mais por sorte mesmo. Incrível como esses dispositivos iludiram o consumidor por ser mais rápido com arranque/boot do que os HDs convencionais mas esses convencionais ainda são bons em durabilidade, digo isso pois tenho um seagate de 1TB só para backup em um dockstation comprado em 2014 e ainda ele não entrega o balde.

Uma característica que deve ser observada é se as taxas de leitura e escrita são próximas ao que é prometido. Isso serve para SSDs, pendrives etc. Se forem coerentes com as taxas anunciadas, é bem provável que seja um produto de qualidade.
Há muitos produtos que prometem 100% e entregam 20%, 30%. Bomba.

ss. é vero.

Tenho um WD Blue (Western Digital) desde 2021 e nunca me deu problemas, mas se acontecer de ele parar de funcionar, ele ainda está na garantia (se não me engano são 5 anos). Acredito que o WD Green também seja bom, embora com menos qualidade no material utilizado, mas recomendo o Blue porque é o que eu conheço na prática.

Dicas que eu daria na compra de um SSD:

• Não compre qualquer produto que não informa o TBW, seja no anúncio ou no site do fabricante. A ausência do TBW indica reaproveitamento de peças - grande variação na linha de montagem, a depender do que o fornecedor possuir de mais barato no momento - e falta de comprometimento com a garantia. Esse dado é extremamente importante.
  • Evite SSDs chineses “genéricos”. São baratos porque geralmente são feitos com peças descartadas por fabricantes tradicionais, que consideraram, por exemplo, que determinadas memórias não passaram nos testes de qualidade. Esses SSDs são como “roletas russas” (você pode dar sorte e ele durar anos ou dar azar e ele queimar em dias) e não devem ser usados para armazenar dados importantes.
  • Não compre SSDs com NANDs do tipo QLC. A durabilidade é bastante inferior à das NANDs TLC, e a velocidade pode ficar bem comprometida quando o SSD estiver ficando cheio.
  • Prefira modelos com DRAM, especialmente se for optar por SSD Sata. A DRAM reduz o desgaste das memórias e pode fornecer notável ganho de velocidade na manipulação de grandes arquivos.
  • Se seu equipamento tem suporte a NVMe, não faz sentido optar por SSD Sata (independentemente do formato).
  • Veja benchmarks e ignore valores de escrita e leitura sequenciais (que são geralmente os valores anunciados). Sistemas operacionais e programas trabalham com ações randômicas de pequenos arquivos (e é nesse ponto que está a sensação de velocidade ao usar o sistema operacional).
  • Procure SSDs com pelo menos três anos de garantia.
6 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.