Quais são as diferenças entre as versões 1, 2 e 3 da licença GNU GPL?

Olá! Quais são as diferenças entre as versões 1, 2 e 3 da licença GNU GPL?

A GPL 2.0 tem um texto quase igual à da 1.0 e foi lançada menos de 3 anos depois. A principal diferença foi acrescentar artigos que basicamente proíbem o usuário de não cumprir a licença alegando motivos de força maior.

A GPL 3.0 foi lançada mais de 15 anos depois da GPL 2.0 e acrescenta cláusulas proibindo quem distribui o programa de usar verificação assinaturas digitais, anti-pirataria e etc. para efetivamente não deixar o usuário modificar o programa.

Exemplo práticos

Da GPL 1.0 para 2.0: Uma situação até hoje comum é termos algoritmos patenteados nos EUA mas não na Europa, daí o motivo de programas como FFMpeg e VLC virem do velho continente e distros de origem americana precisarem de um esforço a mais para instalar codecs para alguns formatos. A versão 1.0 abria a brecha para um desenvolvedor americano modificar o VLC e esconder o código fonte alegando que o contrato para licenciar a patente o proibia de mostrá-lo.

Da GPL 2.0 para a 3.0: Vários dispositivos embarcando o Linux (sob a GPL 2.0) – como smart TVs e celulares Android – efetivamente proíbem o usuário de modificar o sistema atráves de assinaturas digitais, apesar do código estar aberto. A GPL 2.0 permite colocar travas assim; a 3.0, não. Aplicativos sob a GPL 3.0 também não podem ser distribuídos na App Store, já que o iPhone não permite carregar aplicativos modificados.

2 curtidas