Quais programas do Windows vocês gostariam de ver no formato snap wine?

No linux? Conseguiu instalar via wine? Qual o custo da licença que você está usando?

Também tenho o SketchUp web “instalado” como atalho do google Chrome. Mas só uso para visualização.

1 curtida

O Sketchup 2018 é possível rodar via Wine, sem nenhum problema, tanto na última stable quanto na Staging. Você vai precisar do Wine mono e o dotnet46, e o Internet Explorer que se instala automáticamente. Usem como Windows 7 e vai dar tudo certo.

Os problemas na exibição das layers à direita é porque eu forço a formatação do meu tema sobre as janelas do Wine, mas usando o “Vanilla” ou com temas do devianart por exemplo fica perfeito.

@tnsampa, sobre a licença eu não sei te informar porque quem faz uso é minha noiva. Eu só “fiz funcionar”. kkkkkk
Mas vou pergunta-la e quando tiver resposta mando aqui. E concordo que o Blender pode substituir muito bem, e com a vantagem de já vir com um renderizador extremamente potente. Recomendo o canal Blender para Arquitetura para conseguir ver o potencial da plataforma e aprender uma coisa ou outra.

2 curtidas

Tenho um sobrinho arquiteto e outro sobrinho no quinto semestre de arquitetura. Sempre que falo de Linux e das alternativas, eles sempre falam que AutoCad não é problema, O problema é Revit. Que se existisse Bim e sketchUp, eles aventuravam testar o Linux.
Sei que essas ferramentas são absurdamente caras! Mas nao sei quanto custam. O sobrinho que está na faculdade usa as licenças educacionais e o que está formado, usa as ferramentas no escritório que está empregado.

2 curtidas

Dei uma pesquisada e o vendedor aqui no Brasil da licença cobra R$149,99 mensais ou R$1493,92 no plano anual na licença pessoal, a escolar é mais barata em torno de R$30,00 mensal. Para mais informações, aqui. esse é o site de revenda oficial no Brasil referenciado pelo Sketchup.

2 curtidas

a versão 2015 que é free eu consegui instalar mas fica bugada:
Captura-de-tela-de-2019-09-30-23-29-03

a versão 2017 nem chega a instalar fica parada na instlação do dotnet.

A versão 2018 nunca tentei pois a partir desse ano deixou de ser gratuito.


aqui os arquivos que eu usei no teste
SketchUpMake-pt-BR 2015 x32

SketchUpMake-pt-BR 2017 x64


Dos programas do Windows esses dois foram o que senti mais falta e seria muito interessante ver uma opção rodando via Wine

SketchUpMake + plugin cutlist
Plugin pra gerar um csv com todas as dimensões e espessuras das peças do SketchUp
Extension | SketchUp Extension Warehouse

Programa MaxCut que calcula o plano de corte de uma chapa de mdf
https://www.maxcutsoftware.com/

1 curtida

Faço um teste mais tarde e mando as conclusões.

update:

Instalado sem problemas no Wine Staging.

Captura%20de%20tela%20de%202019-10-01%2010-39-54

Captura%20de%20tela%20de%202019-10-01%2010-41-32

Captura%20de%20tela%20de%202019-10-01%2010-43-02

Esse eu endosso haha

Agora relendo aqui, vi que você disse que o 2017 fica parado na instalação do dotnet. Você está instalando pelo próprio Sketch? Se sim, pare. Vá no Winetrick install a dll or component e marca o dotnet46 e o wine mono. Depois você tenta instalar o Sketchup Make.

@pedro_ermarinho se você pretender fazer um tópico parecido para programas do Linux, já tenho candidatos

Ótima sugestão para tópico e até melhor do que criar de programas do Windows, pq o meu maior receio é em relação a quebra de patentes, tanto pelo uso do nome quanto pela maneira que ele é distribuído
Já no Linux esse problema não tão grave, sendo que nós até podemos trabalhar em conjunto com responsáveis pelo projeto

1 curtida

Microsoft Scanner
JW Library
JW Language

Muitas vezes, como você disse, não é nem a curva de aprendizado o problema, mas sim a incompatibilidade ou a falta de recursos.
Eu não tenho problemas para aprender ferramentas novas, na realidade até gosto, porém para mim é inviável substituir o Corel pelo Inkscape, ele não possui alguns recursos que eu considero indispensável, principalmente o Offset… O Inkscape até possui offset, mas ele se deforma a cada modificação. Inclusive se você aumentar e diminuir por 3 vezes, o objeto se transforma em um circulo… Bizarro! rs

Mas respondendo ao tópico:

Suíte Corel
Apesar de eu saber que não tem um desempenho nem satisfatório a instalação do Corel via Wine.

Alguém poderia ver a viabilidade legal para montar esses tipos de pacotes?
Verificar se não fere nenhuma patente ou algo do gênero

Não sei como funciona, nem se atende às tuas necessidades, mas já vi pessoas usando CorelDRAW e photoshop, no linux, a partir do pendrive. Basta executar direto do pendrive e abre pelo wine. Não sei se funciona direito, se tem todas as funções nem o preço das licenças.

Talvez o Wintohdd kkkk mas como direcionar pendrivers e discos rigidos no wine e uma merda danada e melhor nem sonhar

Se eu não estiver errado, são versões portáteis. Comumente, versões portáteis são versões hackeadas dos programas. Ao menos nunca vi versões portáteis oficiais de suítes Corel ou Adobe.
Mas elas possuem praticamente todas as funções dos programas, exceto algumas específicas que necessitariam de interações com módulos externos.
Apesar de que nada me impede de criar uma versão portátil do Corel com a minha licença… Será que para uso próprio, sem comercializar o produto, seria proibido? :thinking:

Leia os termos da licença, outra opção é entrar em contato com os desenvolvedores

Cara, boa pergunta. Acho que tem de ler licença de cada produto. Mas, ao que eme consta, pela lei, não é crime fazer cópia de produtos de usa propriedade para uso pessoal.

LEI Nº 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programza de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências.

Art. 6º Não constituem ofensa aos direitos do titular de programa de computador:

  • a reprodução, em um só exemplar, de cópia legitimamente adquirida, desde que se destine à cópia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servirá de salvaguarda;

Cópia para uso pessoal, sem fim lucrativo, não fere o direito autoral

Se não for considerado 2 exemplares por serem 2 SOs diferentes, acho que não há problemas…