Nos sabemos que é possível instalar programas do Windows no Linux através do wine e que existem algumas ferramentas que nós ajudam com esta tarefa, como por exemplo o playonlinux, porém pensando no usuário comum ou aqueles querem uma maneira mais simples de instalar esse tipos de programas não nativo, é possível criar pacotes snaps de destes programa.
Então eu gostaria de saber quais programas do Windows vocês gostariam ver no formato snap wine?
Cliente logmein central e Itaú empresas.
Cemu, o emulador de Wii U, ele já roda muito bem (por usar o openGL e vulkan) no wine, seria interessante uma versão em snap, apesar de não ser difícil fazê-lo rodar no wine.
cemu.info
E o cemu Hook que adiciona umas configurações e fontes.
https://cemuhook.sshnuke.net/#Downloads
Eu inclusive zerei o Zelda breath of the Wolf rodando o cemu pelo wine
O problema é a perda absurda de desempenho, sandboxing e emuladores não conversam
Internet Explorer com suporte a DVR
Isso é meio óbvio a resposta, todos os programas mais usados no Linux que tem não nativo pra Linux.
Exemplo: MS Office, photoshop e por ai vai a resposta é sempre a mesma, apesar de ter alternativas algumas não fazem o trabalho igual ao “original” (mais usado) igual MS Office, pro photoshop tem várias alternativas muito boas mas tem pessoas que não quer muda e não da pra obriga elas a faze algo se estão acostumadas a trabalha com uma ferramenta seria um longo tempo gasto até migra pra outra ferramente só por conta de “não” ter em uma plataforma até ela se adapta completamente iria atrapalha e muito no desenvolvimento do trabalho.
Minha dica é pesquisa programas mais usados no windows e vê se tem pra Linux.
É talvez realmente tenha um perda de desempenho, mas creio que isso depende da aplicação
Recentemente eu fiz um pacote snap wine de uma programa e praticamente não teve nenhuma perda no desempenho, porém se for considerar que o programa era bem simples não dá para levá-lo em conta
Aproveitando o tópico, alguém tem notícias do Winepak? Tem um tempo que ele não é atualizado mas não achei nada falando que foi abandonado de fato
Vai minha lista
- Photoshop CC 2019 v20…
- Illustrator CC 2019 v23…
- Bridge CC 2019
- XD CC 2019
- Intelbras S.I.M Next
- Office 2019 (Word, Excel, Outlook)
Uma dúvida que eu tenho é se por utilizar o nome do programa no snap poderia ter algum problema com relação a patentes
Sim, na verdade você não pode nem distribuir o programa (pelo menos na store), no caso do VisualG você poderia já que o software original foi abandonado mas qualquer um dessa lista:
Pode ser problemático, eu penso que pelo IE 8 ser até certo ponto redistribuivel não teria problemas
Ele é praticamente um Wrapper que permite empacotar, softwares assim TENDEM a ter um desenvolvimento mais lento
Concordo, usuários são comodista
mas digo que trabalho de fotografia com LibreOffice e Gimp (ente muitos outros) Não fica devendo em nada, As principais Ferramentas que eu utilizo tem em ambos, sem dizer que são mais leves e posso usar-los também pelo Appimage (Linux) Portable (Windows), pagando r$0,00
É como eu disse, Gimp cumpre o propósito mas uma pessoa que trabalha a anos com o photoshop e de um dia pro outro ter que passa pra outra ferramenta vai sofre e dificilmente vai querer faze isso por conta de inúmeros motivos, por exemplo, algo que ela faria em 5 minutos levaria mais tempo pra faze ou até mesmo procurando como poderia faze e por ai vai, o gimp eu não disse que é ruim e sim que seria difícil de alguém querer usa se caso ela usasse outra ferramenta já.
Já o libreoffice até da pra usa mas ele tem muita incompatibilidade e como já disse em vários posts aqui pra mim ele só serve se for pra uso pessoal (to dizendo que serve, mas nem tenho ele instalado mais no meu sistema) porque se for mexe com ele profissionalmente ou pra faculdade como era o caso que eu fazia com ele só vai passa raiva pois quando mexe com arquivos com muita formatação ou recebe arquivos assim do MS Office acabei tendo vários problemas com formatação faltando e muitas coisas, isso principalmente no calc e impress, não posso fica pedindo pra uma pessoa no trabalho fica reabrindo 100 arquivo desse e salva em .odt ou começa a usa o libreoffice pois isso atrasaria o trabalho da outra pessoa pois já tentei faze isso com minha namorada que assim como eu faz faculdade e pra ela se acostuma com o libreoffice/wps levo um tempo principalmente por conta das formulas diferentes do excel e os problemas que ela e eu teve, passamos quase 1 mês fazendo Slides e um arquivo do word para um trabalho e quando chegamos na faculdade e abrimo os Slides tava tudo diferente e não era pouca coisa era muita, já o word tinha algumas coisas mas não foi tanto mas como tinha que está formatado nas normas ABNT foi sim um trabalho totalmente perdido.
Isso você pode conferi aqui um pouco do que to falando, imagine isso em documentos com muita formatação ou você envia um arquivo que fez no libre/wps pra um colega de trabalho e ele começa a reclama por está “faltando” coisas. Por esses motivos que qualquer suite no linux eu acho ruim pra uso profissional e uso o wine pra instala o office 2007 ou até mesmo pagaria pra ter o office, nos dias de hoje no meu caso não da pra usa.
Sinto falta do SketchUp Make (64-bit) 2017 free
SketchUp, para Linux, só a versão online.
sim já vi esse SketchUp online, o problema que ainda não suporta plugins de terceiros e não sei se irá suportar.
Eu uso ele de forma pessoal assistindo os tutoriais na net, para fazer desenhos de moveis de mdf.
E a vantagem do SketchUp instalado é que existe um plugin (cutlist) que gera um arquivo com todas as dimensões das peças e ai é possível em outro programa fazer o plano de corte da chapa de mdf. Assim é possivel planejar exatamente os custos para fazer um móvel.
você já testou outras alternativas como o BricsCAD ou o Blender? Conhece o canal Maquete Eletrônica no youtube?
Veja:
http://www.habitamos.com.br/sketchup-aplica-multas-de-ate-r-20-000/
http://www.habitamos.com.br/sete-alternativas-ao-sketchup-na-hora-de-modelagem-3d/
Eu tenho o 2018 funcionando 100%