Olá! Tudo bem? Eu criei um blog para pesquisar casos de vozes (estudo de caso sobre vozes ocasionais e constantes), logo eu queria cadastrar o site em outros buscadores fora do Google e Bing. Quais outros e gratuitos? Grato.
Falando em “cadastrar” site em motores de busca… lembrei do Altavista NET! – Cadastrei vários sites (lá, e no Yahoo), nos idos de 1996-1999.
Em tempos mais recentes, os “motores de busca” – que atualmente são só 1: Google – pesquisam os links na internet, avaliam o tráfego atraído por cada um, o tempo que os visitantes permanecem em cada site etc. – e quais visitantes demonstram maior interesse por cada site etc.
Portanto, o caminho para que seu site seja “percebido” e classificado dentro dos grupos de interesses, o caminho é divulgá-lo de modo amigável, informativo, civilizado, nos fóruns, comunidades, grupos etc. onde possa despertar interesse – e à medida em que muitas pessoas visitem, permaneçam mais tempo nele, mostrem interesse, será classificado – e passará a ser exibido nas buscas feitas por pessoas com interesses semelhantes.
Outros sites de buscas (segundo li algum tempo atrás) contratam a base de dados do Google, e apenas aplicam critérios próprios.
Agora que a IA começou a ser aplicada nas buscas, me parece que os principais critérios continuam sendo os mesmos: – Quantas pessoas visitam, quais pessoas permanecem mais tempo, e quais “mix” de interesses se envolvem mais com ele.
Olá @Rhaniery_Nunes, tudo bem contigo?
Do ponto de vista técnico, para que seu site apareça em sites de busca você precisa torna-lo visível para os indexadores desses mecanismos. Cada buscador tem suas próprias regras, mas no geral a lógica é muito similar.
![]()
Olá! Fora do Google e Bing que dominam o mercado. Obrigado por responder, o Sr. conhece outros buscadores gratuitos e para indexação de blog? Grato.
Todos os buscadores são gratuitos para inscrição e exibição de resultados, não sei se estou entendendo este ponto.
Os motores de busca possuem páginas de suporte onde indicam como proceder para ser indexado, na Wikipedia existe um verbete que lista dezenas de buscadores.
![]()
Olá! Perdão. Obrigado por responder. O Google e Bing assumem um oligopólio, fora eles, o senhor consegue listar outros buscadores para cadastrar site ou blog de forma gratuita? Grato.
Acho que o que está buscando é o processo de indexação, pesquise “[buscador] index my site” que você acha um tutorial fácil, são muitos buscadores então mesmo listar eles no fórum é difícil, alguns como o Duck Duck Go não tem um meio de fazer isso
Só um adendo: já que o @eddiecsilva respondeu e não percebeu, o post está na categoria errada
Tem alguns aqui, vai que ajuda: