Quais os SSDs padrão SATA mais recomendáveis em termos de confiabilidade, durabilidade e velocidade no momento?

Pretendia adquirir um Crucial porque diziam que eram um dos melhores custo-benefícios e que era um dos poucos SATAs que ainda tinha um chip decente, mas, vi aqui mesmo no site opiniões contraditórias acerca da “morte prematura” dos mesmos, para quem tem experiência com diversas marcas, o que recomendam? Kingston? Sandisk? Western Digital?

Desempenho:

1 curtida

Tenho um Kingston a400 de 240 GB, com uns 4 anos de idade, ele tem má fama de ser meio lento, mas me atende bem e até hoje funciona como quando era novo

3 curtidas

Recomendo os da Kingston, compro SSDs dessa marca desde 2011 e nenhum apresentou defeito.

2 curtidas

Pelo que vejo as marcas tem uma linha econômica, uma entusiasta e as vezes uma profissional. Se tiver afim de gastar mais e terá um uso mais pesado, vai pra linha entusiasta. No geral a linha econômica atende bem os usuários domésticos na maioria do tempo, porém alguns momentos pode dar nos nervos quando movimentando arquivos grandes ou clonando disco e a taxa de transferência fica pior do que os hdds…

Sobre morte prematura, a solução é estar sempre resguardado com backup em outro disco.

1 curtida

Tenho um SSD Samsung EVO de 128gb a quase 8 anos. Quando trocar vou pegar outro pois além da confiabilidade, ele possui criptografia via hardware. O contra disse é que se vc perder a senha dele, já era seus dados.

1 curtida

Tenho um Kingston de 960 GB da linha de entrada em meu notebook antigo (secundário e de reserva) também. Até hoje não tive problema.

@Paran01d Estava pensando em adquirir um de 1 TB da linha KC600, mas, vou estudar cuidadosamente as especificações dos candidatos.

@Deleterium Sim, tem muita diferença de preço e desempenho aparente entre as linhas de cada marca, a gama de opções é tão grande que te faz ficar em dúvida sobre o custo-benefício.

@Tallescg Com a linha Samsung, eu nunca tive contato, dizem ser excelentes, esse modelo em particular principalmente, o problema é o preço, estão bem acima da média de outras marcas também de renome, mas, se além do desempenho tiver uma longevidade também acima da média como descrita por ti, pode valer a pena.

@Pio Vou fazer um comparativo detalhado antes de me decidir. Obrigado!

ADATA também é uma marca boa. Há pouco mais de um ano comprei um SSD de 120GB modelo SU655 que deu uma sobrevida ao meu pc antigo e, pelo menos durante esse período, não tive nenhum problema com ele. Agora troquei de máquina e comprei um SSD de 512GB NVME da mesma marca, modelo Legend 710, que tem um desempenho muito superior, por ter uma tecnologia mais avançada…

1 curtida

Também ouvi falar bem da marca, apesar de não ter experiência com a mesma.

Tenho dois ssd’s da Adata aqui com, mais ou menos, 3 anos de uso. Estão perfeitos ainda. Eu gosto das coisas deles. Fazem bons pendrives e hd’s externos também. Esses dois não são tão comuns de achar aqui no Brasil, pela predominância da Sandisk e da Kingstons. Mas eles fazem bons produtos.

Acho que ainda tem um outro ponto importante que a galera não citou. Ssd tem um aspecto identico aos antigos hdd’s, a sorte. Porque, querendo ou não, qualquer produto tem alguma chance de vir ou dar defeito com pouco tempo de uso (independente da marca), faz parte. Em casos de armazenamento, o mais importante é ter garantia nacional e você comprar um ssd que seja compatível com o tipo de uso que você tem, como bem lembrou o @Deleterium.

1 curtida

uso crucial bx500 e tmb uso memoria ram crucial ddr3l no meu notebook :), sempre usei crucial e adata, nenhuma delas nunca me deixou na mão.

1 curtida

Você acha que Crucial e Adata se equivalem em desempenho e durabilidade?