Quais o melhores navegadores leves? E robustos, se possível rs

Não não… aliás, consome espaço com arquivos temporários, mas se vc usa mais de 4Gb de HD por exemplo, não tem problema algum rsrsrs.

1 curtida

Acho que sim. O Chrome roda um pouco mais lento que o Brave, possivelmente pela sincronização (eu sim sinto falta mas estou me acostumando, salvando links que preciso de um OS no outro pelo zap), mas muito mais rápido que o FF, ruim no Linux, inútil no W10 (uma pena, eu realmente gosto do FF)

Se for ver, a velocidade de carregamento entre navegadores é uma disputa puramente marketeira, pq no fim das contas, são milésimos de segundo de diferença entre eles. Isso me incomoda pouco… me preocupo mais com estabilidade, consumo de RAM e recursos de praticidade e produtividade. Eu aqui tenho uma caralhada de links nos favoritos que uso com frequência… tbm sou meio dependente de histórico… gosto disso… então pro meu modo de uso, o Brave é um ótimo navegador que não dá pra eu usar rsrs.

1 curtida

Eles estão trabalhando pra ter a sincronização, se eu não me engano já ta na versão beta, no reddit eles falam que umas das coisas mais pedidas pelos usuários

2 curtidas

só não uso o Brave por ele não ter essa sincronização de favoritos com os outros navegadores; outrora, em outro post, falei sobre.
Uso o Firefox com extensões e ele é bem rápido… curto o clássico mesmo: open source, estável e seguro.

1 curtida

Acreditoque as duas coisas que as pessoas mais usem ao ter navegadores sincronizados por conta são senhas e favoritos. Para ambas tem solução no Brave, são extensões da loja Chrome:

Seria uma solução, não?

2 curtidas

Apesar de não contemplar todos os recursos de sincronização dos outros navegadores nativamente, vou provar… quem sabe ajude.

Estou testando agora o Vivaldi. Até então está rodando a mil maravilhar aqui… que acham dele???

1 curtida

acho ele mt travado, provavelmente pela quantidade de funções que tem

2 curtidas

Eu testei o Vivaldi e até gostei, mas rodou lento pra mim. Quem sabe quando fizer uma nova instalação limpa…

1 curtida

Fiquei uns dias aqui alternando entre Firefox, Opera, Vivaldi, Yandex, e Epiphany (GNOME Web).

Meu notebook é moderno, porém com configurações modestas. ACER core i3 (6ª geração), video intel dedicado, 4gb de RAM e 500Gb de HDD. Eis minhas conclusões:

Firefox: é o navegador mais out-of-the-box, robusto e confiável dentre esta lista. Só precisa instalar a parte o flashplayer e extensão de adblock que já é comum nativamente na maioria dos browsers. No começo ele roda uma maravilha, mas chega um certo ponto que começa engasgar feito fusca com gasolina batizada. E algumas vezes nem preciso estar tão lotado assim de abas em uso.

Opera: esse sempre foi meu queridinho por o mais leve entre os navegadores top do mercado, mas está me decepcionando mto pq buga demais o DRM pra assistir Netflix, Prime Video, etc… as vezes consigo fazer um “gato”, mas a cada atualização buga de novo… Isso tem me irritado mto… Ah, e tenho a impressão que ele não está mais leve que algum tempo atrás.

Vivaldi: esse é monstro e roda tudo, já vem com adblock e proteção de rastreamento nativos. Dá pra personalizar até virar um frankstein se quiser. Sincronização, barra lateral que é uma mão na roda… Tenho a impressão que carrega as páginas um pouco mais lentamente, mas nem sei se vale considerar esses milésimos de segundo de diferença. Ruim mesmo é que não aguenta uma navegação um pouco mais hard. Uma grande tristeza pq eu poderia usar ele até pra fazer arroz e feijão.

Yandex: gostei, é um navegador promissor. Ainda está em beta, mas me pareceu bem estável. Vi uns bugzinhos ao navegar, mas nada que o inutilize ou faça pegar raiva. Já vem nativo várias extensões de terceiros. Tem uma barra lateral que fiquei incomodado pq tem umas funções que “parecem” ser interessantes, mas tá em Russo :man_facepalming:t4:

Epiphany (GNOME Web): esse é leve!!! Visual limpo bem completinho. Faz sincronização pela conta do Firefox, mas neste caso, acho q só entra histórico e favoritos. Já vem nativamente com um adblock, mas não é lá muuuito eficiente não. Tem suporte a codecs=“avc1.42c00d” que permite rodar praticamente qq midia, mas nada de descriptografia de DRM, ou seja, nada de Netflix.

É isso… no fim acabei voltando pra estaca zero. Pelo visto vou ter que sacrificar meu Auxílio Emergencial pra compra uma RAMzinha pra poder trampar com um pouco mais de conforto.

1 curtida