Basicamente a pergunta do título, andei pesquisando sobre isso mas só achei serviços com preços em Euro ou Dólar, que quando convertido para reais o preço fica alto de mais.
Olha Se quer economia em armazenamento em nuvem eu iria de Microsoft 365 Familly 6 contas (6tb) e ai pode juntar tudo isso com rclone + union e fica como se tivesse 6 tb
Fiquei curioso aqui, nesse plano a MS disponibiliza algum tipo de sync? Ou vc preferiu pelo rclone mesmo?
Você pode usar tanto o InSync (R$ 200 por conta e vitalício), ou o Expandrive, ou os específicos para o OneDrive: OneDrive/OneDriveGUI ou o OneDriver.
O OneDriveGUI salva os arquivos do OneDrive no seu computador, o que pode precisar de bastante espaço disponível. Já o OneDriver, acessa o OneDrive como uma unidade remota e ele pode ser dolorosamente lento.
Usei o Expandrive recentemente, mas acabei desistindo poucos dias depois. Ele estava consumindo muitos recursos do computador, um absurdo. Inviável usar.
Uso este. Sai bem em conta mesmo, mas é zero privacidade. Mesmo assim eu recomendo. Inclusive tem uma versão do onedrive para Linux (a do abraunegg) que é mt boa. Não gostei da GUI, pois deu erro em sincronização. Mas a versão para terminal é boa, e não precisa da GUI, ela é bem fácil de aprender.
Eu usei o insync, era bom.
Atualmente estou usando distro atômica, e não tem insync flatpak.
Acabei encontrando o onedrive-cli (do já citado abraunegg), que roda em brew, muito bom.
“cerveja” só como são as coisas. Comprei uma licencinha do insync e tava usando tranquilamente num nobo com debian. mas minha distro é o solus, que não tem app nativo, mas de um repositório público, que não uso nem a pau…
bem, pensei: tem algum programa que me ajudaria a fazer isso e fosse arroz-de-festa em qualquer repositório? achei o rclone!
moral da história: comprei a licença à toa. hoje uso o rclone, que monta meu google drive no nautilus ou dolphin (não testei nos outros). criei um icone no menu iniciar, ou do gnome ou do plasma, e funciona tudo no mouse.
quem usa flatpak, tem 4 programas que são interfaces gráficas para o rclone, mas nunca usei.
Fiz isso tbm pra montar o Gdrive no Nautilus. Mas para transferência de arquivos achei meio lento…tenho a sensação que meu Synology NAS de guerra transfira mais rápido.
E só agora vi q tem um rclone GUI kkkk depois de 378 sudos no terminal kkkk….vivendo e aprendendo.
A sua dica salvou o meu Void.
Estava quase enlouquecendo aqui tentando usar o Onedrive/OnedriveGUI, pois ambos estavam se recusando a funcionar no Void, e já estava quase assim das ideias…

E evitava o Rclone por achar ele complicado demais. Bem, a configuração foi bem mais simples do que pensava, e o Onedrive é mais um programa a se riscar do meu pós instalação.
eu perguntei o gemini como configurava o rclone e foi super simples. uma dica é fazer becape da pasta “rclone” dentro de $HOME/.config. quando reinstalar qualquer distro, basta recolocá-la no mesmo lugar que o rclone faz a montagem, automaticamente, sem precisar reconfigurar nada.
uma grande vantagem é que você pode montá-lo/desmontá-lo à vontade, sem deixar seus arquivos abertos numa conexão contínua, como no insync. e toda distro tem o rclone nos repositorios oficiais.