Hoje em dia, todo computador (desktop ou notebook) barato vem com uma Intel HD Graphics. Pode até ser que você ache um computador barato com placa de vídeo NVIDIA ou AMD, mas serão modelos bem antigos, que não contam.
Meu antigo notebook, comprado em 2009, vinha com uma placa de vídeo SiS, assim como meu último computador desktop que herdei do meu irmão em 2005. Não sei se foi coincidência que ambos meus antigos computadores terem placa de vídeo SiS ou se era porque as placas de vídeo SiS dominavam no mercado de computadores baratos na época; Essa é justamente a pergunta do tópico.
Como certamente a maioria das pessoas não tinha computador com placa de vídeo dedicada (que basicamente significa NVIDIA e AMD), eu me pergunto quais placas de vídeo integradas existiram no passado. Além da SiS, eu via muito o pessoal comentar da VIA. A propósito, era um problemão o suporte a vídeo dessas placas de vídeo SiS e VIA…
É isso, galera, quais eram as placas de vídeo integradas dos computadores das décadas passadas?
E hoje em dia? No âmbito dos computadores baratos, parece-me que as placas de vídeo integradas da Intel tem monopólio. É isso mesmo ou tem mais alguma por aí?
Gente, quando falo “décadas passadas”, me refiro mais às décadas de 2010, 2000 e 1990. Mas vocês podem falar de décadas anteriores a essas.
Eu lembro de uma da Trident naquela época. Mas ela não tinha problemas de compatibilidade, funcionava legal. Essas da SIS e VIA eram dores de cabeça. Eu lembro que teve mudanças de Sistema Operacional, 98 para o Xp ou o Xp para o Vista, deu uma confusão.
Mas realmente os gráficos integrados da Intel parece que sempre dominaram o mercado.
A minha primeira placa de vídeo dedicada foi uma GT 520 da Nvidia.
Depende do que você está considerando como computador barato. E como monopólio. Em geral, o vídeo integrado atual da Intel tem desempenho bem inferior ao vídeo integrado da AMD.
Processadores de entrada da AMD, como o Athlon 3000G, já oferecem um desempenho bem interessante do vídeo integrado. Se investir em algo como o Ryzen 3 3200G, com memórias em dual channel, o patamar de desempenho não é muito diferente daquele que seria obtido com uma GT 1030 GDDR5 ou RX 550, ou seja, placas dedicadas de entrada.
Era bem comum mesmo ver VIA e SiS em PCs de baixo custo, ambas as marcas brigavam coma Intel em outros segmentos também como áudio, rede, SATA, RAID entre outro controladores.
Meu primeiro PC descente tinha uma geForce 7025 / nForce 630
Outros que me lembro: VIA S3 Graphics Savage8 (Intel não lembro o socket) VIA Chrome9 (LGA 775 ) VIA VIA P4M900 (LGA 775) VIA K8M800 ( AMD não lembro o socket ) GeForce 6100 / nForce 400 (AMD AM2) GeForce 6100 / nForce 405 (AMD AM2) Intel GMA 4500HD (LGA 775) Intel GMA 950 (LGA 775) Intel GMA x3100 (LGA 775) Intel 945GC Express (LGA 775) Intel 82945G (LGA 775) AMD 780 / HD 3200 (AM3) AMD 785 / HD 4200 (AM3) 2009
No início dos anos 90 não existia video integrado. A placa mãe só a entrada pro teclado de adicional. Isso falando da epoca dos 386/486 e primeiros pentium. Tinha que colocar placa pra tudo. O setup tradicional do pessoal rico era computador com placa de som!
Não demorou e começaram a criar placas que já integravam portas paralelas, seriais, controlador de disco e disquetes. Era o o primórdio do que se tornaria a expressão ‘integrado’ de hoje em dia. Tinha placa de som que controlava leitor de cdrom, vendiam com a expressão “kit multimídia” que era placa de som, drive de cdrom e o controlador. Depois começaram a vender os drives de cdrom com interface IDE, facilitando a aquisição mas que era uma porcaria pra quem gravava cd, pois o uso do hd podia travar o barramento e dar o temido “buffer underrun”.
Pessoalmente eu acho que a explosão do integrado veio com a popularização dos notebooks. Se olhar a placa mãe de hoje, é semelhante a um notebook. Os gabinetes ficam vazios caso não tenha uma placa de vídeo poderosa. E olhando os preços das placas de vídeos, eu acho que esse setup integrado veio para ficar, deixando a vantagem da modularidade dos computadores antigos apenas para os produtos destinados a um nicho de alto poder aquisitivo (aliás, como era também nos anos 90 e início dos 2000).