Quais as Vantagens do Gentoo?

Boa tarde pessoal.
Minha dúvida é mais para entender se há alguma vantagem de usar o Gentoo.

Por exemplo: Velocidade, Atualizações, Customizações e etc…

Já utilizo o Arch com umas customizações e para mim é o melhor que já utilizei.
Entretanto, estou pensando em fazer um LAB com o Gentoo e desvendar o que ele pode oferecer, se é semelhante ao Arch em termos de customização e gerência.

Alguém usa ou sabe me indicar algum conteúdo onde é feito um Overview da distro? Procurei até aqui no Dio se já foi feito um Benchmark ou algo parecido com ela mas não tive sucesso.

Valeu! :v:

o gentoo vai ser basicamente o arch linux ao extremo.

A ideia é q vc vai compilaro tudos (ou vasta maioria) dos pacotes. Começando pelo proprio compilador de C

Dessa forma, o seu sistema vai estar perfeitamente compilado para usar tudo q sua maquina tem a oferecer, cada feature, tecnologia, cada aceleração possível q seu pc pode utilizar.

O problema maior disso é: PCs q mais precisam disso demoram horas e horas pra compilar pacotes.
PCs que demoram pouco para compilar pacotes já são teoricamente rapidos o suficiente pra diferença ser muito pequena entre um pacote de compilação generica ou compilado localmente.

Existem outras coisas obvio, vc pode moldar o sistema do jeito q vc quiser, com a versão q vc quiser de qqr pacote, criando totalmente do 0 tudo q vc precisa pro sistema funcionar!

Além disso, o gentoo tb consegue ter suporte a diversos pcs bizarros, que nem uma outra distros (ou muito poucas) ainda suportam, como powerpc 32bits por exemplo.

3 curtidas

Vontade eu tenho de testar o Gentoo em uma máquina virtual, mas compilar pacotes do zero não é nada saudável.

No Arch tive 2 pacotes que me mostraram o que realmente é compilar pacote.

Nwg-look (ainda bem que tinha o bin, procurei hoje e o sem compilação até saiu do AUR), mais de 1h para compilar.
O outro pacote não me recordo o nome, mas ficou umas 4h e não tinha completado.

1 curtida

O Gentoo é uma boa pra quem gosta de controlar o sistema ao extremo. Saber o que cada pacote tem, adaptar aos mínimos detalhes o sistema para seu uso extremamente específico de assistir animes em um site tailandês com legendas em russo enquanto joga Skyrim e vê uma palestra sobre a reprodução dos terebintos, tipo isso hahaha,
São horas e mais horas de configuração, compilação, e, claro, modificação. Existem alguns users que falam que demora em média 3 meses para o Gentoo estar “usável”.
Se você quer se aventurar, boa sorte. Porém, se for para uso cotidiano, creio eu, que o gentoo não seja o ideal.

1 curtida

Say Word Reaction GIF by Justin
Credo! Esse é meu medo…
Compilo alguns no Arch e sei como é! Imagina um SO inteiro… :rofl:
Mas se for algo aproveitável depois arriscaria.

1 curtida

A principal vantagem dele é permitir brincar com configurações que exploram os limites do conceito de “Linux de desktop” (por exemplo, trocar bibliotecas ou programas chave do sistema ou remover software que é crucial nas demais distribuições). Só compilando localmente que dá para manter minimamente estável um sistema com requisitos bem específicos, e o Portage é extremamente competente. Não é à toa que o Gentoo está entre as principais escolhas dos “escovadores de bits” obcecados em abaixar o consumo de RAM.

O argumento de velocidade é um pouco ilusório. O @freeQ já falou, os computadores que mais se beneficiam de compilação ajustada não conseguem compilar os pacotes em tempo hábil para a distribuição ser prática. Adiciono que muitas distros binárias já estão começando a oferecer a opção de repositórios pré-otimizados (como o ALHP), minimizando essa distância.

Já dei meu veredito sobre atualizações no Gentoo em outro tópico.

Há opção também de pacotes binários para o Gentoo – apesar de você sacrificar, em parte, a possibilidade de customização da base do sistema – ou você concorda com as chaves de compilação que vêm neles, ou compila você mesmo.

2 curtidas

Uso o Gentoo no meu computador pessoal há mais de 4 anos, se pesquisar até dá pra achar algum conteúdo meu sobre a distribuição daquela época.

Recentemente senti uma certa mudança da distro, no sentido de facilitar mais o uso com a distribuição de pacotes binários. Primeiramente era teste (meio do ano passado?) depois passaram a distribuir as principais arquiteturas (final do ano passado?) e agora em fevereiro tem até pacotes binários otimizados para processadores mais novos (novos digo lançados até 2015 ±, mas já é um grande ganho se comparado com as demais distribuiçẽos que otimizam para computadores Pentium 100)!

Então galera, ao menos no quesito de ser “obrigado” a compilar os pacotes, não é bem assim… Claro que quanto mais vc customizar seu sistema com atributos de compilação (ou use flags) diferentes do padrão (o profile), mais coisa terá que compilar no seu computador. A imensa maioria dos pacotes demora menos de 3 minutos para compilar, mas alguns demoram horas.

Também não dá para comparar com nenhuma outra distribuição, pois qual seria a distribuição que te permite escolher o init system entre systemd, openrc, runit, s6 ou sysvinit? Geralmente a pessoa escolhe o init e vê qual distribuição que usa ela! Basicamente cada computador vira uma “distribuição”, quanto mais vc customiza, menores as chances de haver outro computador com as mesmas seleções.

Claro que quanto mais opções, mais difícil é para fazer as escolhas e seguir na correta configuração das diferentes opções. Nesse ponto a documentação do gentoo ajuda bastante. A comunidade que eu frequento no telegram ajuda bastante, mas já partem do pressuposto que vc leu as páginas do manual. É uma boa curva de aprendizado.

E é uma curva de aprendizado que te ensina não só sobre a distribuição, mas sim como o sistema operacional funciona. O tempo pro sistema ficar redondo vai depender não só da demora da compilação ou da curva de aprendizado da administração do sistema (emerge e suas dezenas opções que a pessoa vai ter que saber usar , diferente do apt do Debian que se costuma usar só meia dúzia de argumentos diferentes), mas também de até onde a pessoa quer ir na customização! Quer compilar seu próprio kernel? Quer configurar os perfis do apparmor? Quer secure boot? Quer sistema hardened? Porque se for pra masterizar eu posso dizer que ainda hoje eu estava configurando! KKKK

Resumindo, Gentoo é um ótimo sistema mas possui alguns fatores limitantes, que geralmente limitam uns 95% dos candidatos:

1. Tem algumas boas horas/dias para instalar o sistema?
  2. Quer aprender a fundo sobre o sistema operacional? A maioria quer apenas que o computador funcione.

Uma vez que vc esteja com o sistema rodando, a manutenção não é difícil, a fase mais difícil já passou. Eu costumo sempre atualizar no final de semana e gastar algumas horas compilando as atualizações enquanto fico fazendo outras coisas leves no computador como ver vídeos ou programar. Só não dá pra atualizar e jogar. Quando eu tinha um processador mais fraco, eu deixava a noite compilando e colocava o comando de atualizar seguido para suspender o computador.

Já sobre velocidade, se o seu computador foi feito nos últimos 10 anos, não vai sentir muita diferença. Mas no meu notebook de 2010, realmente dá pra sentir que a compilação otimizada é benéfica. Já a ginástica que eu faço pra usar o Gentoo nesse dinossauro é assunto pra outro dia.

6 curtidas

Na real mesmo, a vantagem do Gentoo é que você vai passar a conhecer muito sobre Linux já que terá que fazer tudo a mão, ou seja, um ótimo aprendizado mais é apenas isso. Você não vai ter ganho considerável de desempenho copilando pacote por pacote, isso era vantagem anos atrás onde o hadware era mais limitado.

Se tem tempo e quer conhecer mais afundo sobre Linux vá em frente apesar de recomendar Linux From Scratch pra isso.

4 curtidas

Se você fizer compilação customizada, você pode otimizar o assembly especifico para o seu CPU, otimizando a utilização de recurso computacional. Mas veja, o sistema operacional não deve consumir muitos recursos caso isso ocorra você deve utilizar sistemas operacionais que são otimizados para isso, a moral da historia é que o que vai realmente usar muito recurso do hardware é os programas de produção do usuário.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.