Uso o Gentoo no meu computador pessoal há mais de 4 anos, se pesquisar até dá pra achar algum conteúdo meu sobre a distribuição daquela época.
Recentemente senti uma certa mudança da distro, no sentido de facilitar mais o uso com a distribuição de pacotes binários. Primeiramente era teste (meio do ano passado?) depois passaram a distribuir as principais arquiteturas (final do ano passado?) e agora em fevereiro tem até pacotes binários otimizados para processadores mais novos (novos digo lançados até 2015 ±, mas já é um grande ganho se comparado com as demais distribuiçẽos que otimizam para computadores Pentium 100)!
Então galera, ao menos no quesito de ser “obrigado” a compilar os pacotes, não é bem assim… Claro que quanto mais vc customizar seu sistema com atributos de compilação (ou use flags) diferentes do padrão (o profile), mais coisa terá que compilar no seu computador. A imensa maioria dos pacotes demora menos de 3 minutos para compilar, mas alguns demoram horas.
Também não dá para comparar com nenhuma outra distribuição, pois qual seria a distribuição que te permite escolher o init system entre systemd, openrc, runit, s6 ou sysvinit? Geralmente a pessoa escolhe o init e vê qual distribuição que usa ela! Basicamente cada computador vira uma “distribuição”, quanto mais vc customiza, menores as chances de haver outro computador com as mesmas seleções.
Claro que quanto mais opções, mais difícil é para fazer as escolhas e seguir na correta configuração das diferentes opções. Nesse ponto a documentação do gentoo ajuda bastante. A comunidade que eu frequento no telegram ajuda bastante, mas já partem do pressuposto que vc leu as páginas do manual. É uma boa curva de aprendizado.
E é uma curva de aprendizado que te ensina não só sobre a distribuição, mas sim como o sistema operacional funciona. O tempo pro sistema ficar redondo vai depender não só da demora da compilação ou da curva de aprendizado da administração do sistema (emerge e suas dezenas opções que a pessoa vai ter que saber usar , diferente do apt do Debian que se costuma usar só meia dúzia de argumentos diferentes), mas também de até onde a pessoa quer ir na customização! Quer compilar seu próprio kernel? Quer configurar os perfis do apparmor? Quer secure boot? Quer sistema hardened? Porque se for pra masterizar eu posso dizer que ainda hoje eu estava configurando! KKKK
Resumindo, Gentoo é um ótimo sistema mas possui alguns fatores limitantes, que geralmente limitam uns 95% dos candidatos:
- Tem algumas boas horas/dias para instalar o sistema?
- Quer aprender a fundo sobre o sistema operacional? A maioria quer apenas que o computador funcione.
Uma vez que vc esteja com o sistema rodando, a manutenção não é difícil, a fase mais difícil já passou. Eu costumo sempre atualizar no final de semana e gastar algumas horas compilando as atualizações enquanto fico fazendo outras coisas leves no computador como ver vídeos ou programar. Só não dá pra atualizar e jogar. Quando eu tinha um processador mais fraco, eu deixava a noite compilando e colocava o comando de atualizar seguido para suspender o computador.
Já sobre velocidade, se o seu computador foi feito nos últimos 10 anos, não vai sentir muita diferença. Mas no meu notebook de 2010, realmente dá pra sentir que a compilação otimizada é benéfica. Já a ginástica que eu faço pra usar o Gentoo nesse dinossauro é assunto pra outro dia.