Eu instalei o Parabola Linux numa VM e nem o Firefox tinha no repositório. A ideia desse tipo de distro me atrai, mas não conseguir assistir a um streaming que seja, meio que me faz pensar: Qual o propósito? Da pra trabalhar com essas distros, seja em design ou desenvolvimento? Eu uso wi-fi, mas já sei que não deve ter módulos pra isso. Então gostaria de saber, se tem muita coisa que não dá pra fazer, como se usa elas no dia a dia?
Ah, as famosas distros libres…
Essas distros são sistemas completos prontos para serem usados cujos desenvolvedores fizeram o compromisso de seguir as Diretrizes para Distribuição de Sistemas Livres. Isso significa que elas vão incluir, e propor, exclusivamente software livre. Elas rejeitarão aplicativos não livres, plataformas de programação não livres, drivers não livres, “blobs” de firmware não livres, jogos não livres e quaisquer outros softwares não livres, assim como manuais e documentação não livres.
Quando você tenta eliminar completamente o uso de software não livre (considerando o que temos hoje), acaba excluindo a maioria dos programas disponíveis, então, podem haver alternativas 100% livres para alguns dos programas mais usados, mas não pra todos.
Essas distros são uma escolha mais filosófica que prática, uma solução bem radical para satisfazer as aspirações dos defensores mais radicais do software livre, acredito não serem aplicáveis pra quem tem que viver no mundo real.
isso se chama expectativa X realidade…
Tem aquele velho ditado, no papel aceita tudo. Quando vai aplicar na prática vem a realidade como disse o @fastos2016
Estas distros são para o publico que ficou preso a ideologia.