Quais os prós? Velocidade de resposta? Durabilidade?
Você vai poder dizer que seu teclado é gamer.
Ou dev, tem um monte de dev usando esses tipos de “teclado”. Maioria são influenciados, tipo comprar um iphone da apple ou um notebook Mac OS X apenas para o status “social”. Sinceramente não vejo vantagem nenhuma em gastar dinheiro com isso, minha opinião.
Quando eu comecei a montar um setup desktop focado no meu Samsung Galaxy Tab S5e, eu havia conseguido um teclado membrana simples bluetooth low profile (teclas baixinhas). A bateria dele durava mais de 100 dias. Porém em um pouco mais de 1 ano de uso as teclas começaram a estourar.
Então eu pesquisei muito sobre teclados convencionais membrana, mecânicos, ópticos, e acabei adquirindo o Teclado Mecânico Motospeed CK62 profile reduzido (não possui o teclado numérico tradicional).
Pelas pesquisas que eu fiz, o teclado do tipo óptico mecânico, as teclas são muito mais rápidas e duráveis, porém temos menos variedades no mercado e por consequência as trocas das teclas são bem limitadas e o preço tanto do teclado quanto das teclas são mais caros.
Já o teclado mecânico convencional tem uma grande variedade, é muito mais personalizável já
que temos mais marcas disponíveis com personalizações muito mais abrangentes (podemos, por exemplo, montar um layout com teclas usando o sistema japonês Kana e Kanji invés do ABC). As teclas do teclado mecânico convencional duram mais de 50 Milhões de cliques e tem vários tipos de sensações, barulhos, desde silenciosos até os que fazem barulhos de máquinas de escrever antigas. As teclas do meu CK62 são Outemu Vermelha, fazem menos barulho (mas é mais alto que os cliques de um membrana, é um som de clique muito agradável). Tem várias marcas de botões e cores que indicam seu feedback, i.e.: Gateron, Outemu, Razer, Kaih, Cherry, etc… Isso para os teclados mecânicos convencionais. O meu CK62 ele tem uma grande variedade de programação que pode ser feita tanto em Macros como no jogo de iluminação dos LEDs dele. A bateria dele dura uns 10 dias mas podemos usar enquanto carrega ao mesmo tempo.
Tem mais outras diferenças técnicas entre eles, mas só usando ambos por muito tempo para saber diferenciar. Eu gosto de comparar com carros e motos: Usuários do cotidiano podem até notar alguma diferença, mas para um profissional, seja trabalhador, seja piloto de corrida, qualquer cilindrada, qualquer potência extra, o profissional nota muito a diferença. Na música também: enquanto para nós amadores um teclado, um violão, uma bateria, comum nos atende, um profissional de música sente muito a diferença nas diferentes marcas e tipos, por mais sútil que ela seja (exemplo: violão de madeira prensada comum versus madeira havaina Koa). E falando em música, no som também, com fones de ouvido de R$50, R$100 comparados com os de R$10mil, o profissional nota muito a diferença. Telas 1080p vs 2K, 4K, 8K (independente do tamanho) os profissionais notam a diferença.
Concluindo, para usuários mais do cotidiano, na minha opinião, o teclado mecânico convencional é o mais indicado para aqueles que usam bastante, tem um bom equilíbrio entre games e tarefas comuns e profissionais e também para pessoas que não enjoam rápido do teclado ou outros dispositivos. Já o teclado óptico mecânico, para aqueles profissionais que ganham dinheiro com games. E ainda completo com os teclados comuns membranas, para quem sempre tem o desejo de trocar de setup com frequência já que eles são os mais baratos entre os modelos.
Muito interessante sua ponderações. Obrigado.
Depende do teclado mecânico, já tive um teclado desses da Corsair anos atrás bem antes de virar moda, apesar de ser bonito com teclas iluminado (apensas um led azul) não era nada confortável.
Eu achei a ideia do teclado ortholinear muito interessante, mas não encontrei nenhum barato para testar Até desenhei um baseado no meu teclado atual.
http://www.keyboard-layout-editor.com/#/gists/4d3bb6b0402eef68b3cb1da8b053cb3f
De muito bom gosto.