Quais as opções de notebooks com Linux pré-instalados?

Quais as opções de notebooks com Linux pré-instalados? - Diolinux

Neste DioCast conheça diversos fabricantes nacionais e internacionais que vendem notebooks com Linux de fábrica.

4 curtidas

A Avell permite comprar notebook sem sistema operacional e a Razor também, são duas marcas brasileiras que tem feito barulho

5 curtidas

https://www.amazon.com.br/gp/product/B0945D7C9T/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o03_s00?ie=UTF8&psc=1

1 curtida

A Samsung eu não recomendo nem para a vizinha fofoqueira. Não suporta Linux e se suporta não é por esforço da empresa em notebooks antigos o Linux vai no rastro tentando acompanhar, já notebooks novos a dor de cabeça é certa.

Abaixo a Samsung.

1 curtida

Eu to com problema no HP Elitedesk, por conta do esquema de segurança.

Alguns notebooks da Asus vem com o Endless OS instalado que é um bom sistema por sinal, diferente do jurássico Satux dos Lenovo (serio não sei o porque a Lenovo insiste em colocar aquilo em seus PC/notebooks sendo que a maioria de seus equipamentos são certificados para rodar o Ubuntu).

https://www.kabum.com.br/produto/334040/notebook-asus-amd-ryzen-5-3500u-8gb-ram-ssd-256gb-15-6-radeon-vega-8-linux-cinza-m515da-br1213

1 curtida

Engraçado que na gringa eles tem um suporte até muito decente pro Fedora não só na linha de Thinkpads quanto em outros modelos deles. Aqui no Brasil que é uma bagunça mesmo.

3 curtidas

Meu HP não é esse. É o 246g6. Já instalei foi coisa nele. Hoje estou com o Big Linux e Ubuntu Web (instalando para testar em 3… 2… 1…)…

1 curtida

Isso me lembra da “pegadinha” dos varejistas com os notebooks Celeron 6305 e HD de 500 da Samsung…
Os caras anunciam que o sistema é linux, mas só uns poucos colocam que não tem GUI (como se o consumidor incauto fosse saber o que isso quer dizer).
A quantidade de reclamações (e suspeito de devoluções) nos anúncios sobre o linux vir “com defeito” não tá no gibi.

3 curtidas

Muitas vezes são máquinas “de entrada”, que só rodariam o w7 satisfatoriamente.

Se procurar no Reclame Aqui, vai ver o povo reclamando da Lenovo vender máquinas com Linux, que não permitem a instalação do w10.

1 curtida

O Positivo Vaio vêm com Debian 10:

2 curtidas

Utilizo um Samsung um pouco mais antigo( i5 oitava geração) e um ainda mais antigo(i3 de terceira geração) o i5 com Artix e o i3 com LMDE, ambos rodando com tudo funcionando e bem tranquilo, talvez as máquinas mais novas que estejam apresentando esse problema que contou.

1 curtida

Alguns notebooks da acer vem com linux, a distro que eles usam é o Endless. Um dos modelos que vinham com linux eram da série A515-51-xxxx

Já topei com anúncios dessas vendas pilantras de computador com sistema Linux sem interface gráfica. A pilantragem é para o vendedor não ter problema com a Lei brasileira, que obriga que computadores só sejam comercializados com algum sistema operacional instalado.

No mais, o meu Samsung Essentials, com Celeron de 8ª geração, dá-se muito bem com distros Linux. Já com Windows…

No Brasil ainda encontramos notebooks “de entrada” com Celeron ou i3, 4 Gb de RAM e HD de 5.400 rpm. Vêm com Win10 ou Win11 cheio de “penduricalhos” que pesam no desempenho, inclusive um antivírus infame pelo alto consumo de recursos. O que não falta são queixas de esses Samsung serem muito lentos, mas rodam bem sob um Windows “limpo”.

1 curtida

Comprei exatamente esse Samsung aqui: Notebook Samsung Book Intel Celeron 6305 4GB HD 500GB 15.6" Linux, Informática - NAGEM

Tudo funciona muito bem, exceto um bug bizarro nos botões de controle de volume (como não uso tais botões, nunca fui atrás de resolver) que suponho se resolver com uma atualização de BIOS, driver do teclado ou coisa assim.

Opensuse nele funcionava bem, inclusive com HD. Agora com SSD e mais um pente de 4GB tá esplêndido (roda até emulador de play 2 numa boa, esses celerons mais novos são surpreendentes).

Não tenho muitas reclamações da Samsung, fora o lance dos botões.

Mas vender um notebook com Tiny Core Linux de fábrica é uma trollada com 90% dos compradores…

2 curtidas