Quais as melhores distros que você já viu?

a melhor que eu já vi foi Qubeos é a distro mais segura por separar tudo em conteiners/caixas isoladas, mesmo se pegar virus, malware, trojan ou ransomware o computador permanece seguro e isolado, além do recurso de integrar o whonix para maior privacidade e anonimato, também o tails que atua diretamente na ram, é um sistema feito para ser amnésico perfeito para jornalistas, ativistas, denuncia anonima e ser bem leve.

Arch Linux.

Está instalado há 6 anos, e funcionando perfeitamente.

Só mudei para o Artix – porque é um Arch sem SystemD.

Arch Linux e Debian.

Eu tenho três preferidas: Slackware, Opensuse e Arch Linux, nessa ordem.

De todas as que já testei, eu gostei mais do Linux Mint e Manjaro.

Debian 13 :slightly_smiling_face:

Minha distro de coração é o Gentoo. Nenhuma outra distro me deixou tão empolgado e me proporcionou o aprendizado que o Gentoo me proporcionou. Mas eu não tenho tido muita paciência ou paixão por linux e tecnologia que nem tinha antes então atualmente uso o Arch que é meio que um “porto seguro”. A ordem seria essa, Gentoo e depois Arch.

Tenho saudades de duas já falecidas, Antergos e Archlabs

Eu já usei algumas distros diferentes, mas as que mais me cativaram foram: Arch Linux pelo controle e aprendizado e a Debian, que, atualmente utilizo na versão 13 com Kernel Linux 7 pelo backports.

Na minha visão são estas 4 distros, sendo que a ultima eu tive que dar o braço a torcer:

1. Linux Mint Cinnamon (Ubuntu / Debian)
  2. Zorin OS (Ubuntu / Debian)
  3. Bazzite (fedora)
  4. Cachy OS (Arch puro)

A primeira e a segunda é por razões óbvias. Fácil instalação, utilização e manuseio. Qualquer usuário Windows usa elas sem problemas.

A terceira é muito boa em desempenho. Roda, até bem, em computadores mais antigos. Sendo absurdamente personalizável no que tange ao visual. Mas bem fechada na sua estrutura, o que evita (consideravelmente) quebras do sistema. “Pronta” pra quem quer jogar.

Já a quarta, tive que dar o braço a torcer. Não dava muita bola pra ela, por não ter nada, literalmente. Mas, roda em qualquer tranqueira, é só instalar uma interface leve. Simples de tudo, seu consumo é muito baixo. Por ser projetada para que suas bibliotecas sejam de baixa latência, impacta pouco no uso de processador, RAM e GPU. Fez um velho HP, topo de linha em 2007, parecer um Core I3 de 2014/15. Rodando vídeo em 720p / 1080p e até jogo. Da época, claro, mas roda.

Em termos de “usar”…

… Slackware e Redcore são 2 docinhos-de-côco! – Parece que a gente está no paraíso, em termos de suavidade e agilidade.

Desisti das 2, porque na hora de instalar e atualizar pacotes, são uma trabalheira.

Considerando tempo de uso

Linux Mint - Facilidade de uso
CachyOS - Desempenho acima da média, o tempo que utilizei, percebi que o tempo de carregamento de abrir aplicativo/ligar/desligar era quase instantâneo

Só para explicar um pouco do que por as minhas preferidas são Linux Mint e Manjaro.

Linux Mint é fácil de usar e bem intuitivo. Gosto muito dos apps nativos do Mint com o atualizador do sistema e gerenciador de fontes. É bem pratico trocar o mirror do repositório e a versão do kernel.

Manjaro, para mim, é a versão poderosa do Mint por ser baseado no Arch. Tenho minhas resalvas por ser baseada no Arch mas é bom sistema. Tem um utilitário semelhante ao do Mint que permite gerenciar e instalar drivers proprietários, trocar a versão do Kernel também.

1- Ubuntu sempre foi a inovação no mundo Linux.
2- OpenSuse
3- Mint
(A 2,3 foram que mais testei, usei depois do Ubuntu)

Em ordem: Debian, Open Suse, Fedora e Ubuntu.