Quais as chances de uma partição corromper usando gparted ou disks para reduzir seu tamanho a partir de uma distro live?

Seguindo a prática japonesa de colocar a sinopse no título, já expliquei minha situação.

Em resumo, preciso reduzir 100 gigas de uma partição de 700 gigas. Usualmente eu copiaria tudo pra outro lugar de forma provisória, porém o total de arquivos é 395 gigas e isso seria bem inconveniente pois eu não tenho isso de espaço sobrando em mais nada aqui de casa.

Como nenhum dos arquivos é realmente crítico, embora tenham seu valor, estava considerando fazer o redimensionamento do jeito que tá.

Caso seja útil saber, a partição é só uma ext4 normal com as flags defaults.

Eu tive problemas uma vez usando o cfdisk, mas acho que foi por ele não ser feito pra isso.

Eu diria que o seu problema é outro. O seu problema é não ter backup nenhum desses arquivos. O correto mesmo é sempre ter uma cópia, pois se o seu disco morrer (e pode morrer do nada a qualquer momento), vc perdeu tudo.

Invista em um disco externo e faça backups rotineiramente para dormir tranquilo. Se fosse esse o caso vc poderia fazer o reparticionamento com a consciência leve.

Mas se a perda dos seus arquivos valem menos que um disco externo, então nem compensa vc usar seu tempo avaliando riscos de uma falha. No máximo, crie uma máquina virtual e faça o procedimento virtualizado antes para saber o que te espera, além de rezar para não cair a energia ou o computador não travar enquanto o procedimento é feito.

Uso distros Linux desde 2006, a única vez que fui ter problemas com o redimensionamento, foi pela falta de luz no meio do procedimento.

3 curtidas

Risco sempre tem, mas se for com um nobreak e se o disco estiver em perfeito estado a chance de problema é zero. Eis os passos que sigo em ext4.

1. Verifico a integridade do sistema de arquivos?
sudo fsck -f /dev/sdXY
  1. Verifico a integridade dos discos:
sudo smartctl -a /dev/sdX
  1. Depois eu tiro uma imagem com o Clonezilla

2. Uso o Gparted.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.