Quais aplicativos open source para celulares vocês recomendam?

Estou com um celular novo (e uma mentalidade mais “pró código livre”) e portanto tava mais interessado em saber sobre quais aplicativos open-source vocês recomendam? É interessante que se mostre ao menos um print do aplicativo.

Eu já começo com o Habitica que seria um app de produtivade/hábitos com temática RPG. Nele você tem um sistema de hábitos, tarefas diárias e afazeres, além de um sistema de lojas, recompensas, pets, montarias, etc… (com qualquer RPG). Aqui está uma foto, e como pode ver o app tem um visual muito bonitor e atrativo.

E o F-Droid que seria um store só de aplicativos código aberto.

4 curtidas

F-Droid é um bom repositório além de poder adicionar outros. Alguns aplicativos que testei podem ser interessantes:

Jogos
Shattered Pixel Dungeon: Uma variante muito bacana do pixel dungeon, com certa frequência tem ajuste e adições de novos conteúdos, simples mas desafiante!
SuperTuxKarT: Kart com personagens inspirados em Linux e outros, possui várias personalizações pra baixar e adicionar (dentro do jogo).

Outros:
Red Moon: Um bom filtro de tela, pra luz vermelha ou só pra usar o celular durante a noite, em especial se o brilho mínimo da tela for forte, a interface é fácil de configurar e quase não come memória.
Night Screen: Mesmo propósito que o Red Moon, mas não gostei tanto assim da interface rsrs.
SmartCookieWeb: Navegador muito leve.
Privacy Browser: Navegador focado em privacidade e fácil de usar, gostei muito da interface e simplicidade, vale a pena conferir.
RadioDroid: Ouvir rádio usando a internet, bacana e leve.
NewPipe: Player de vídeo alternativo ao padrão do youtube, leve e possui várias opções, como download do vídeo ou só áudio.
G-Droid: O repositório do F-Droid mas com interface parecida com a do google play, alguns não se adaptam bem e preferem usar ele.

E dois utilitários que podem ser interessantes, se trabalha na área de TI ou só por curiosidade.

WifiAnalyzer: Aplicativo que mostra a força do sinal das redes wifi que o aparelho detecta, assim como frequência, se uma tem chance de estar interferindo com a outra etc, não é muito intuitivo mas também não é difícil de usar.
Amaze: Gerenciador de arquivos amigável e de fácil uso, possui opções avançadas e interface especialmente intuitiva.

4 curtidas

Eu nem coloquei no tópico meu, mas era o que eu tava atrás exatamente, um gerenciador de arquivos, vou testar. Achei interessante os jogos vou pesquisar aqui. Vlw!

3 curtidas

Minhas recomendações:

• F-Droid, é claro, é um repozão de outros apps open-source!
  • Firefox Web Browser, apesar de travar com mais frequência, mais do que compensa com a extensibilidade e privacidade.
  • KDE Connect. Apesar do nome, funciona em todas as DEs, traz muitas conveniências como compartilhamento de arquivos e de notificações, controle multimídia, mouse e teclado virtuais…
  • Termux: Simula um Chroot de Debian no Android. Excelente para fazer coisas mais “Linuxeiras” no celular, como scripts Python, usar o youtube-dl, até compilar programinha de linha de comando em C dá pra fazer aqui.
  • Simple Notes: para celulares que não têm esse tipo de app de notinhas pré-instalado, é um excelente substituto.
  • Super Tux Kart, joguinho pra relaxar.
3 curtidas

Não sabia do NewPipe, até agora usava Firefox Mobile com a extensão Video Playback Background Fix para ver e o youtube-dl no Termux para baixar. Estou baixando agora mesmo.

2 curtidas

Eu via pelo Firefox também, gostei muito do NewPipe, já conhecia porém há muito tempo atrás enquanto ainda eu usava o app do Youtube.

1 curtida

open camera, um app para câmera

4 curtidas

Dá uma olhada no SkyTube. É a mesma pegada do NewPipe, mas o feed vem em ordem cronológica.

1 curtida

Firefox travando? Rapaz tem coisa errada aí. Uso o Firefox a duzentos anos como meu browser principal no Android com algumas extensões e não tenho esse problema n.
É extremamente importante não generalizar casos extremamente isolados!

1 curtida

O meu celular é bem velhinho (um L70 de 2014), e uso o Firefox com a extensão Ublock e é bem fluido (mas que o Chrome), nunca travou o que faço é sempre limpar o cache e histórico uma vez por mês (já que isso tende deixar o navegador mais lento).

Tenho um tablet “bem genérico” o firefox da uma travada nele também, então uso o SmartCookie ou Privacy no lugar.

Como o gu_1 o app “Open Camera” é realmente muito bom, e tem no Google Play também.

1 curtida

Não conhecia essa F-Droid. Gostei. Vou testar por aqui.

2 curtidas

Recomendo muito o MiXplorer. É, de longe, o melhor gerenciador de arquivos para Android. Rivaliza com o ES Explorer com alta customização, várias ferramentas e plugins (e vai lembrar algumas pessoas do KDE Dolphin). É gratuito, sem anúncios e está disponível no XDA Labs. Também está na Play Store como opção paga para dar suporte ao desenvolvedor, mas a versão do XDA Labs é oficial, não um mirror de outro usuário. Recomendo dar uma olhada. É praticamente um gerenciador de arquivos comparado aos de Desktop.

Alguns dos plugins são:

• Archive
  • Tagger
  • SMB2
  • PDF
  • Metadata
  • Codecs

Todos os plugins oficiais são igualmente gratuitos e podem ser baixados do XDA Labs.

6 curtidas

Outro app bom que descobri testestando, o KOReader, antes não era bom, mas após as últimas atualizações melhorou bastante e acabou se tornando um bom leitor de Ebook, especialmente para .epub

1 curtida

Legal esse MiXplorer… mas ele é apenas free… não parece ser Open Source… procurei pela licença, repositório no GitHub, Sources… mas não achei…

2 curtidas

Sim, ele não tem a licensa GPL ou outra de Software de Código Aberto. Android pode usar o Kernel Linux e ser baseado no AOSP mas nem tudo que os usuários fazem é Open Source. Honestamente, não faz diferença para mim. Só a parte de ser um Freeware e livre de anúncios já é uma vitória.

2 curtidas

Para lugar do App YouTube, o WebTube nos repositórios do F-Droid.
Ainda aparece uns bugs; Mas já conta com Reprodução em segundo plano e com a tela desligada. Ótimo pra escutar musica.
E ainda tem a função de baixar o video (Esse recurso ainda não testei).

2 curtidas

Entendo. É que estudo programação e nisso um software ser Open Source ajuda muito.

2 curtidas

O app MiXplorer… @Dio completasso!!! Até temas pra ele vc msm pode compor nele. Esse, mais os recursos que o ES tinha, e vários outros na manga.
:wink::ear::ok_hand:

Esqueci de dizer que o MiXplore também abre em abas editáveis.
E funciona com arquivamento direto em nuvem nos serviços mais conhecidos (tem uns 10 serviços lá).

:star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck:
:star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck: