QEMU bridge network

Pessoal eu tô usando o qemu no archlinux porém pra transferir arquivos é bem chato com a vm no modo NAT, qual a forma mais fácil de colocar a máquina do QEMU em bridge? No momento estou usando arch kde, mas se precisar pulo pra outra distro caso tenha alguma limitação pra isso no arch.

Eu consegui criar uma bridge pelo KDE, tenho certeza de estar funcionando pois a vm puxa pelo virt manager, porém queria encontrar o parâmetro para fazer isso pelo terminal diretamente pelo QEMU, meu conhecimento não deixou pegar a lógica dos tutoriais que vi e nem da documentação, se alguém tiver essa experiência e puder me passar, ficaria grato.

Pessoal pra quem não deseja usar o virt-manager por preferir usar o QEMU diretamente pelo terminal, achei o virt mais lento do que diretamente pelo terminal (pode ser só loucura minha), enfim, encontrei a forma de adcionar a linha de comando pro QEMU usar a bridge:
Criei a bridge com os comandos do NetworkManager:
Lembrando que nessa parte voce precisa trocar o enp3s0 pelo nome da sua placa de rede, que voce pode ver com o comando ‘ip a’ no terminal, no meu caso era enp3s0.

#$ nmcli connection add type bridge ifname br0 stp no
#$ nmcli connection add type bridge-slave ifname enp3s0 master br0
#$ nmcli connection down Connection
#$ nmcli connection up bridge-br0
#$ nmcli connection up bridge-slave-enp3s0

Após isso dar permissão ao QEMU para usar a rede:

entre no arquivo de texto em /etc/qemu/bridge.conf
no meu caso vou usar o editor nano então: #$ sudo nano /etc/qemu/bridge.conf
nesse arquivo voce adciona mais uma linha e coloque allow br0, ficando assim
Screenshot_20240407_150543

Tudo pronto, só voce adcionar isso na linha quando for chamar o QEMU
-netdev bridge,id=mynet0,br=br0 -device virtio-net,netdev=mynet0

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.