Q4OS 3.12 lançado

O Q4OS é uma distribuição baseada no Debian que traz o ambiente desktop Trinity, um “fork” do KDE 3.5. Recentemente ele chegou a sua versão 3.12, trazendo a base do Debian Buster 10.5.

Três meses depois a versão 3.11 ser lançada, o Q4OS recebeu a atualização para a versão 3.12. Essa versão para a série de longo prazo de codinome “Centaurus” traz ao sistema todas as atualizações do repositório do Debian, além de melhorias na segurança.

Mudanças na interface

Essa versão do Q4OS traz duas edições, sendo uma com o Trinity Desktop Environment R14.0.8 e outra com o KDE Plasma 5.14.4 para trazer uma interface moderna ao sistema. Por se tratar do Debian, a versão 5.14.4 é a mais recente por enquanto nos repositórios.

A edição KDE Plasma do sistema, oferece um novo tema para o usuário, chamado de “Debonaire”, que oferece um painel escuro e um menu de aplicativos no estilo Kickoff. Vale lembrar que você pode instalar vários outros temas e customizar o KDE ao seu gosto.

Outras novidades do sistema

O Q4OS ganhou um instalador atualizado, além de novos perfis de desktop. Esta nova versão apresenta um recurso interessante para usuários de hardware NVIDIA, já que o sistema possui detecção automática dos mesmos, facilitando um pouco o pós-instalação.

Como esperado, o sistema ganhou algumas correções de bugs, além de atualizações de segurança.

Atualizando o sistema

Caso você utilize alguma versão da série 3 do Q4OS, poderá realizar a atualização via terminal com o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y. O download também pode ser realizado a partir do site oficial do projeto.

Você já conhecia o Q4OS? Pretende testar? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

1 Curtida