Bobby Borisov noticia em linuxiac que a linguagem Python é a mais popular do Github, neste ano, ultrapassando o JavaScript pela primeira vez.
Mudança intrinsecamente ligada ao surgimento da IA generativa, que transformou radicalmente a indústria nos últimos dois anos.
A versatilidade da linguagem, relativa simplicidade e eficácia na elaboração de modelos de IA, como em ciência de dados, a popularizou entre novos usuários e desenvolvedores.
Apesar do domínio do JavaScript em termos de commits de código, o Python está superando em atividade geral, demonstrando uma comunidade vibrante e engajada.
E as outras?
Enquanto Python ascende ao primeiro lugar, o TypeScript mantém a terceira posição devido a sua versatilidade para aplicativos web.
Grande parte da comunidade JavaScript está gradualmente migrando para o TypeScript, que se integra perfeitamente ao mesmo ecossistema.
Essa migração destaca o potencial do TypeScript de continuar cortando o domínio do JavaScript, à medida que os desenvolvedores adotam uma abordagem mais estruturada para a codificação.
A linguagem Rust, oiginalmente criada como alternativa mais segura ao C e C++, tornou-se favorita para quem prioriza segurança, desempenho e produtividade.
A ultrapassagem do C pelo Shell indica um deslocamento para tarefas relacionadas à infraestrutura.
E o crescimento do HCL e do Go confirma a tendência de adoção de práticas nativas da nuvem, onde a configuração de infraestrutura é tratada como código.