Pessoal, boa tarde a todos.
Eu estou me aventurando no Arch Linux para fins de estudos, em VM.
Eu estou precisando testar algumas ferramentas em python que já são um pouco antigas, que com o python 3.9.1 não tem dado certo.
Queria a ajuda de vocês em como manter mais de uma versão no arch ou como faço para poder instalar a versão 3.6 por exemplo.
É um conteúdo um tanto complicado de achar e o que já achei não consegui compreender. Então venho pedir ajuda aos meus colegas Br. Alguém pode me ajudar?
Eu sugiro o uso de uma ferramenta de linha de comando chamada Pyenv, com ela você pode instalar e gerenciar qualquer versão do Python de maneira independente, inclusive manter várias versões instaladas.
Com o Pyenv configurado, o uso é bastante simples.
Para instalar uma nova versão: $ pyenv install 3.7.9
Definir uma versão instalada como padrão: $ pyenv global 3.7.9
Uma outra ferramenta semelhante é o asdf, mas esta serve para várias linguagens, não apenas Python.
Qualquer pacote do AUR tem o mesmo processo básico:
Copie o script compilador com git clone https://aur.archlinux.org/PACOTE.git (no caso, PACOTE = python36)
Entre na pasta com o nome do pacote (cd PACOTE) e execute o script instalador (makepkg -si). Quando o processo for concluído, autorize a instalação do pacote criado.
Tem inclusive pacotes do AUR (AUR helpers como yay, pacaur, etc.) que automatizam esse processo pra você, precisando fazer isso só pela primeira vez.
Mas bem lembrado o que o @tanio disse, tem ferramentas que permitem gerenciar múltiplas instalações de várias linguagens de programação com facilidade, sem precisar compilar.
Turma, muito obrigado. As instruções foram de suma importância. Porém, não consegui rodar a aplicação com o python3.6 e nem com outra versão, mas eu sei que ela funciona, pois cheguei a executar ela no começo do ano. Não sei o quanto mudou no python. Ah, também é meu primeiro contato com python. Além disso, fiquei muito confuso (sim…ainda :/) sobre como escolher as versões e saber se estão realmente funcionando com o pyenv.
Ainda não. Na verdade estou tendo conhecimento disso agora. Vou pesquisar para entender
Eu fiz exatamente isso. Deu certo em partes. Disse que falta o ‘requests’. Foi uma luta pra poder pesquisar isso e entender…no fim não sei dizer porque não funciona. Tá tudo instalado, gcc, readline, gnureadline, requests, pip etc etc etc e nada.
Bem, por hora eu vou dar avanços no arch pra por um ambiente gráfico, ver o que me pode facilitar. Não que isso seja crucial, mas quero ver no que me pode ajudar com algumas ferramentas de estudo. Eu estou lendo sobre o xfce e achei interessante a principio. Mas eu percebi que a parte de criar usuários pela interface gráfica xfce não rola de maneira “nativa”, não sei se é assim que se diz. Vi gente fazendo outros procedimentos, mas é muito quebra cabeça.
No fim, ainda não desisti. Está sendo uma aventura e tanto.
Se o teu sistema ainda está sem interface gráfica, o PAMAC ajuda mas não se forma perfeita - é feito pra ser uma GUI, mesmo rodando em linha de comando. Olha a wiki deles pra ver se ajuda, pq acho que pode ser instalado pelo pacman e daí no terminal é pamac build pacote, o que facilita bastante a vida https://aur.archlinux.org/packages/pamac-aur/
Pamac realmente é uma boa, agora que com interface gráfica instalada.
Pyenv finalmente entendi como funciona e realmente funciona rsrs.
Mas ao rodas uma versão diferente, erros na aplicação se tornam outros.
Quais versões vocês recomendam instalar ? Eu instalei a 3.7.1 e 3.6.5. Não sei se são as mais interessantes, mas obtive erros diferentes. Os erros parecem coisa de que uma versão tem e outra não. Queria achar uma que desse certo sem ter que instalar váaaarias versões. Alguam sugestão?