Puppy Linux 8.0 em hardware antigo ou fraco

Pois é! Meu notebook principal (Sony Vaio) depois de alguns anos de trabalhos forçados resolveu se aposentar. Para não ficar sem nada puxei duas máquinas que estavam guardadas e resolvi mirar meu interesse na distro Puppy. Baixei as duas versões (32 e 64bits) para experimentar (sim, elas têm diferenças). A versão 32 bits está rodando no meu primeiro notebook (sim, eu ainda tenho ele):
Dell Latitude 120L (2007)
Intel Celeron M 370 (single-core) 1.5GHz
Graphics Intel 900 64MB
Tela 14" 1280x800
512MB RAM DDR2
HD SAMSUNG 40GB
Puppy 8 32bits (Original era WinXP)
DVD Rom, 3xUSB
Sem Wifi (uso adaptador TP Link) ou Webcam
Navegador Mozilla Light

A versão 64 bits está rodando num netbook:
Asus EEEPC 1201T (2010)
AMD Athlon Neo MV40 (single-core) 1.66GHz
2GB RAM DDR2
Grafico ATI Radeon HD3200
Tela 12.1" 1366x768
HD 320GB (Puppy instalado em MicroSD 128GB)
Wifi, 3xUSB 2, 1xCard Reader e webcam 0.3MP
Puppy 8 64bits (Original Win7)
Navegador Pale Moon

No Dell o Puppy está instalado no HD. A questão é que eu estou pensando em comprar um notebook novo da Dell que já vem com Ubuntu instalado. Mas depois de 1 mês usando o Puppy já estou tão acostumado que estou protelando a compra do novo. Aprendi muita coisa no “adestramento do cachorrinho” e me sinto tão à vontade (e até surpreso) usando ele que estou em dúvida se devo ou não investir numa máquina nova. Ao mesmo tempo eu sei que estes dois equipamentos não deverão durar muito tempo (um com 12 anos e outro com 9 anos de uso).

2 curtidas

Sugiro um “meio termo”; coloca um SSD de 120g e instala o Puppy nele e usa o hd como externo ou /home…pra dar uma sobre vida.Em todo caso, outra sugestão é esse modelo ai, novo:

1 curtida

Instala o Firefox nele. Aqui no meu netbook a raposa rodou melhor que o Palemoon. A única coisa em que ainda apanho é no terminal (já ele não usar o apt).

1 curtida

Obrigado Auder, o modelo que estou pensando é 14 polegadas, estou optando por um notebook menor para as viagens. Mas é uma idéia instalar o Puppy num SSD (deve ficar um foguete), ele já está rodando num SD de 128GB.

1 curtida

Obrigado Daragh, Por enquanto não tenho problemas no Pale Moon. Para assistir videos do Youtube eu descobri a opção de usar o site Tonvid que carrega os vídeos do YT sem aquele monte de tralha junto que acaba deixando tudo lento e me obrigava a baixar a resolução para assistir sem travar. Quanto ao apt, a instalação de programas e dependências vai pelo Puppy Package Manager, achei bem fácil (embora às vezes dê uma bugada na hora de remover pacotes). Também achei mais fácil usar o PcManFM ao invés do ROX-Files. Até o Arduino IDE funcionou bem no Puppy.

1 curtida

Em tempo: Eu havia instalado o Midori via PPM para testar o desempenho em tarefas mais simples. Mas mesmo instalado e com ícone no Menu ele não abria.
Solução: Abri o terminal digitei midori e apareceu uma mensagem indicando que faltava o pacote “libwebkit2gtk-4.0.so.37”, busquei no PPM mas não deu certo, reduzi a pesquisa para “libwebkit2gtk” e apareceu “libwebkit2gtk-4.0-37_2.24.2” e instalei. O Midori passou a funcionar.:+1:

2 curtidas

O Puppy é mesmo uma pérola rara dentre as distros minimalistas. Simples, leve, pacotes pequenos e ainda por cima é compatível com os repositórios e pacotes do Ubuntu! TOP D+.

Só sinto uma pena por ele só poder ser usado em modo root - Ele não é multiusuario. Ai para instalar no PCs para usuários comum rodando em root, fica como um Windows da vida todo inseguro por causa das permissões concedidas (Só é um pouco mais seguro por ele ser Linux e não Windows. Mas ele é o Win :heart:XP do mundo linux).

Mas só por causa disso tenho que usar o Lubuntu. Quem passa a conhecer, não tem como não se apaixonar pelo Dogginho.

2 curtidas