Pulseeffects com delay

Então galera, é o seguinte, eu utilizo muito o pulseeffects pra fazer uns ajustes no áudio e deixar o som mais audível, aumento um grave, diminuo ruídos, etc, a questão é que sempre que o pulseeffects está deixando o áudio atrasado com relação a imagem, sinto que está cerca de 1 segundo atrasado com relação a imagem, quando eu desativo o aplicativo que estou ouvindo algo nas configurações do pulseeffects dá pra notar que o áudio fica perfeitamente sincronizado. Alguma dica de como resolver isso?

Opa, eu uso tbm o pulse effects mas comigo isso não ocorre. Penso em duas soluções: olhar o arquivo de ajuda, ele tem dicas boas de como configurar o PE para ter uma boa sonoridade. Mexer aleatoriamente pode ter causado isso.
A segunda ideia é baixar um kernel de baixa latência (real time). Pode ser que isso ajude. Qual é a CPU do teu equipamento? Quanto ele tem de RAM? É um PC mais antigo ou mais novo?
Uma última solução é não usar o PE e usar o Pulse Equalizer, que é mais simples e pode ter um bom efeito sem puxar tanto processamento, impedindo o delay

ô meu cria, também achei que pudesse ser alguma coisa que eu configurei errado, mas aí eu resetei todas as configurações do pulseeffects e o problema continuou, peguei um arquivo de configuração no github estou usando o preset Bass Enhancing + Perfect EQ, mas mesmo com as configurações do pulseeffects resetadas pro padrão o problema de delay continua, é coisa pouca, cerca de um segundo, mas ainda incomoda.

e com relação ao kernel, eu uso o comum mesmo, o 5.10, não é real time, e meu computador é bem atual até, vou botar as configurações aqui e você dá uma averiguada pode ser?

inxi -Fxz
System:
  Kernel: 5.10.2-2-MANJARO x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 10.2.0 
  Desktop: GNOME 3.38.2 Distro: Manjaro Linux 
Machine:
  Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME B450M-GAMING/BR v: Rev X.0x 
  serial: <filter> UEFI: American Megatrends v: 2006 date: 11/13/2019 
CPU:
  Info: 6-Core model: AMD Ryzen 5 2600 bits: 64 type: MT MCP arch: Zen+ 
  rev: 2 L2 cache: 3 MiB 
  flags: avx avx2 lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 sse4a ssse3 svm 
  bogomips: 81470 
  Speed: 1487 MHz min/max: 1550/3400 MHz boost: enabled Core speeds (MHz): 
  1: 1487 2: 1484 3: 1346 4: 1451 5: 1449 6: 2351 7: 1470 8: 1526 9: 1529 
  10: 1442 11: 1459 12: 2902 
Graphics:
  Device-1: AMD Ellesmere [Radeon RX 470/480/570/570X/580/580X/590] 
  vendor: XFX Pine driver: amdgpu v: kernel bus ID: 08:00.0 
  Display: x11 server: X.org 1.20.10 driver: amdgpu,ati 
  unloaded: modesetting resolution: <missing: xdpyinfo> 
  OpenGL: renderer: Radeon RX 570 Series (POLARIS10 DRM 3.40.0 
  5.10.2-2-MANJARO LLVM 11.0.0) 
  v: 4.6 Mesa 20.3.1 direct render: Yes 
Audio:
  Device-1: AMD Ellesmere HDMI Audio [Radeon RX 470/480 / 570/580/590] 
  vendor: XFX Pine driver: snd_hda_intel v: kernel bus ID: 08:00.1 
  Device-2: AMD Family 17h HD Audio vendor: ASUSTeK driver: snd_hda_intel 
  v: kernel bus ID: 0a:00.3 
  Sound Server: ALSA v: k5.10.2-2-MANJARO 
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet 
  vendor: ASUSTeK driver: r8169 v: kernel port: f000 bus ID: 07:00.0 
  IF: enp7s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter> 
Drives:
  Local Storage: total: 447.13 GiB used: 93.31 GiB (20.9%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Kingston model: SA400S37480G size: 447.13 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 48.97 GiB used: 32.61 GiB (66.6%) fs: ext4 dev: /dev/sda2 
  ID-2: /boot/efi size: 269.5 MiB used: 312 KiB (0.1%) fs: vfat 
  dev: /dev/sda1 
  ID-3: /home size: 389.64 GiB used: 60.69 GiB (15.6%) fs: ext4 
  dev: /dev/sda3 
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 1024 MiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swapfile1 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 47.4 C mobo: N/A gpu: amdgpu temp: 43.0 C 
  Fan Speeds (RPM): N/A gpu: amdgpu fan: 1114 
Info:
  Processes: 301 Uptime: 3h 17m Memory: 15.62 GiB used: 3.19 GiB (20.4%) 
  Init: systemd Compilers: gcc: 10.2.0 clang: 11.0.0 Packages: 1241 
  Shell: Zsh v: 5.8 inxi: 3.2.01

É bem esquisito que isso ocorra, já que uso o mesmíssimo Manjaro com Gnome, kernel 5.10 (mas mesmo antes, com outros kernels, e inclusive com o 5.4) numa máquina bem mais fraca que a tua (um I3 de 3ª geração com 8 GB DDR3) e eu mesmo fiz meu arquivos de config do Pulse Effects e sempre funcionou bem (exceto, obviamente, quando há picos de processamento, mas aí mesmo sem o PE haveriam lags). Quando comecei a usar o app, tinha um Celeron e rodava Mint - mas aí a CPU tornava impraticável o uso. Não creio que vc usar uma swap pequena (de apenas um 1 GiB) seja causante do problema.
Penso que vc poderia fazer um teste: rodar o Manjaro em live e instalar o pulse effects pelo pacman, usar esse arquivo de config que vc buscou e ver o que acontece. Se não der lag, imagino que haja algo errado na sua config de som. Neste momento estou rodando o Garuda (tbm base Arch, um dos 3 sistemas que uso) e nele tbm funciona bem; mas tive problemas quando desinstalei o Pulse Audio sem querer (aí o som passou a ser controlado apenas pelo Alsa). Por acaso vc não instalou o Pipewire?

Então cara, uma coisa que reparei no pulseeffects é essa parte aqui da aba superior que mostra 300ms no áudio, não entendo muito disso, mas achei meio estranho né, é um valor bem alto. Sabe me dizer se isso pode ter algo a ver?

Captura de tela de 2021-01-18 00-14-43

Vou fazer esse teste aí que você mencionou, baixarei a iso do Manjaro Gnome amanhã, farei um pendriver bootável e te digo os resultados.

Nunca instalei o Pipewire, na verdade não sei nem do que se trata, seria útil para resolver meu problema?

O Pipewire é um novo gestor de som, diferente o Pulse Audio. E até onde sei - posso estar enganado - não conversa bem com o Pulse, daí não recomendaria instalar por enquanto.

Quanto a isso dos milissegundos, nem saberia te dizer como mexer, mas no meu está diferente, está em 140 ms e em 44.100 Hz (o que é o padrão para CD, 48 kHz é padrão DVD - o que poderia estar afetando em algo sim). Acontece algo quando vc liga o bypass?

image

O que posso fazer é te passar o meu setup e ver se ajuda:

Então cara, fiz o download do seu setup, fui lá, coloquei no pulseeffects e cliquei em “Load”, os valores se modificaram mas o problema persiste.

1 curtida

Cara, acho que devo estar chegando perto de solucionar o problema, ao mexer nos valores de “latência” nessa aba aqui, consegui diminuir o ms de 300 para 282, alterei o valor de latência de 10000 para 1000. Alguma dica a partir daqui?

Veja se ajuda:

https://wiki.archlinux.org/index.php/PulseAudio/Troubleshooting#Laggy_sound

1 curtida

No link diz:

This issue is due to incorrect buffer sizes.

Vou tentar mexer nessa opção de buffer e te dou um retorno, hehe

1 curtida

Valeu mano, solucionou o problema certinho! Alterei os valores como recomendo na sessão “laggy sound” e diminui pra 139ms, o áudio já estava bem sincronizado, diminui o valor de buffer de 200000 pra 20000 e fiquei com 37ms, perfeitamente sincronizado. Muito obrigado cara!!!

1 curtida

Valeu! E agora vc tem duas opções já salvas pra configurar teu PEf. Eu gosto dessa que fiz, fica boa nas caixinhas vagabundas do lap e tbm no fone de ouvido, que é um tanto melhor (é um headset Philips, só que o mic morreu). Como ficou aí esse meu setup?

Rapaz, não gostei muito kkkkk o som ficou bastante ruído, meio robótico também, mas quando eu aumentei o Hz na opção “Filtro” ficou legal até, utilizei os valores do limitador das suas configurações na configuração que eu já tinha anteriormente e ficou melhor ainda.

Enfim, não imaginava que a solução do som atrasado fosse algo tão simples, procurei bastante na internet, no reddit e no fórum do manjaro principalmente, mas eu tava sempre pesquisado por “delay sound pulseeffects” nem me veio na cabeça pesquisar por “laggy sound pulsseeffects” haha

1 curtida

É, depende de cada máquina e, principalmente, de cada saída de som que se use. Pra mim fica bastante bom - fiz usando o arquivo de ajuda do próprio Pulse Effects, mas desprezei o Bass Enhancement, já que com ele ficava estourando o grave e dando buzz. Sem ele fica excelente aqui, até fiz o teste com pink noise e tá certinho

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.