Então galera, é o seguinte, eu utilizo muito o pulseeffects pra fazer uns ajustes no áudio e deixar o som mais audível, aumento um grave, diminuo ruídos, etc, a questão é que sempre que o pulseeffects está deixando o áudio atrasado com relação a imagem, sinto que está cerca de 1 segundo atrasado com relação a imagem, quando eu desativo o aplicativo que estou ouvindo algo nas configurações do pulseeffects dá pra notar que o áudio fica perfeitamente sincronizado. Alguma dica de como resolver isso?
Opa, eu uso tbm o pulse effects mas comigo isso não ocorre. Penso em duas soluções: olhar o arquivo de ajuda, ele tem dicas boas de como configurar o PE para ter uma boa sonoridade. Mexer aleatoriamente pode ter causado isso.
A segunda ideia é baixar um kernel de baixa latência (real time). Pode ser que isso ajude. Qual é a CPU do teu equipamento? Quanto ele tem de RAM? É um PC mais antigo ou mais novo?
Uma última solução é não usar o PE e usar o Pulse Equalizer, que é mais simples e pode ter um bom efeito sem puxar tanto processamento, impedindo o delay
ô meu cria, também achei que pudesse ser alguma coisa que eu configurei errado, mas aí eu resetei todas as configurações do pulseeffects e o problema continuou, peguei um arquivo de configuração no github estou usando o preset Bass Enhancing + Perfect EQ, mas mesmo com as configurações do pulseeffects resetadas pro padrão o problema de delay continua, é coisa pouca, cerca de um segundo, mas ainda incomoda.
e com relação ao kernel, eu uso o comum mesmo, o 5.10, não é real time, e meu computador é bem atual até, vou botar as configurações aqui e você dá uma averiguada pode ser?
inxi -Fxz
System:
Kernel: 5.10.2-2-MANJARO x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 10.2.0
Desktop: GNOME 3.38.2 Distro: Manjaro Linux
Machine:
Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME B450M-GAMING/BR v: Rev X.0x
serial: <filter> UEFI: American Megatrends v: 2006 date: 11/13/2019
CPU:
Info: 6-Core model: AMD Ryzen 5 2600 bits: 64 type: MT MCP arch: Zen+
rev: 2 L2 cache: 3 MiB
flags: avx avx2 lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 sse4a ssse3 svm
bogomips: 81470
Speed: 1487 MHz min/max: 1550/3400 MHz boost: enabled Core speeds (MHz):
1: 1487 2: 1484 3: 1346 4: 1451 5: 1449 6: 2351 7: 1470 8: 1526 9: 1529
10: 1442 11: 1459 12: 2902
Graphics:
Device-1: AMD Ellesmere [Radeon RX 470/480/570/570X/580/580X/590]
vendor: XFX Pine driver: amdgpu v: kernel bus ID: 08:00.0
Display: x11 server: X.org 1.20.10 driver: amdgpu,ati
unloaded: modesetting resolution: <missing: xdpyinfo>
OpenGL: renderer: Radeon RX 570 Series (POLARIS10 DRM 3.40.0
5.10.2-2-MANJARO LLVM 11.0.0)
v: 4.6 Mesa 20.3.1 direct render: Yes
Audio:
Device-1: AMD Ellesmere HDMI Audio [Radeon RX 470/480 / 570/580/590]
vendor: XFX Pine driver: snd_hda_intel v: kernel bus ID: 08:00.1
Device-2: AMD Family 17h HD Audio vendor: ASUSTeK driver: snd_hda_intel
v: kernel bus ID: 0a:00.3
Sound Server: ALSA v: k5.10.2-2-MANJARO
Network:
Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
vendor: ASUSTeK driver: r8169 v: kernel port: f000 bus ID: 07:00.0
IF: enp7s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter>
Drives:
Local Storage: total: 447.13 GiB used: 93.31 GiB (20.9%)
ID-1: /dev/sda vendor: Kingston model: SA400S37480G size: 447.13 GiB
Partition:
ID-1: / size: 48.97 GiB used: 32.61 GiB (66.6%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
ID-2: /boot/efi size: 269.5 MiB used: 312 KiB (0.1%) fs: vfat
dev: /dev/sda1
ID-3: /home size: 389.64 GiB used: 60.69 GiB (15.6%) fs: ext4
dev: /dev/sda3
Swap:
ID-1: swap-1 type: file size: 1024 MiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swapfile1
Sensors:
System Temperatures: cpu: 47.4 C mobo: N/A gpu: amdgpu temp: 43.0 C
Fan Speeds (RPM): N/A gpu: amdgpu fan: 1114
Info:
Processes: 301 Uptime: 3h 17m Memory: 15.62 GiB used: 3.19 GiB (20.4%)
Init: systemd Compilers: gcc: 10.2.0 clang: 11.0.0 Packages: 1241
Shell: Zsh v: 5.8 inxi: 3.2.01
É bem esquisito que isso ocorra, já que uso o mesmíssimo Manjaro com Gnome, kernel 5.10 (mas mesmo antes, com outros kernels, e inclusive com o 5.4) numa máquina bem mais fraca que a tua (um I3 de 3ª geração com 8 GB DDR3) e eu mesmo fiz meu arquivos de config do Pulse Effects e sempre funcionou bem (exceto, obviamente, quando há picos de processamento, mas aí mesmo sem o PE haveriam lags). Quando comecei a usar o app, tinha um Celeron e rodava Mint - mas aí a CPU tornava impraticável o uso. Não creio que vc usar uma swap pequena (de apenas um 1 GiB) seja causante do problema.
Penso que vc poderia fazer um teste: rodar o Manjaro em live e instalar o pulse effects pelo pacman, usar esse arquivo de config que vc buscou e ver o que acontece. Se não der lag, imagino que haja algo errado na sua config de som. Neste momento estou rodando o Garuda (tbm base Arch, um dos 3 sistemas que uso) e nele tbm funciona bem; mas tive problemas quando desinstalei o Pulse Audio sem querer (aí o som passou a ser controlado apenas pelo Alsa). Por acaso vc não instalou o Pipewire?
Então cara, uma coisa que reparei no pulseeffects é essa parte aqui da aba superior que mostra 300ms no áudio, não entendo muito disso, mas achei meio estranho né, é um valor bem alto. Sabe me dizer se isso pode ter algo a ver?
Vou fazer esse teste aí que você mencionou, baixarei a iso do Manjaro Gnome amanhã, farei um pendriver bootável e te digo os resultados.
Nunca instalei o Pipewire, na verdade não sei nem do que se trata, seria útil para resolver meu problema?
O Pipewire é um novo gestor de som, diferente o Pulse Audio. E até onde sei - posso estar enganado - não conversa bem com o Pulse, daí não recomendaria instalar por enquanto.
Quanto a isso dos milissegundos, nem saberia te dizer como mexer, mas no meu está diferente, está em 140 ms e em 44.100 Hz (o que é o padrão para CD, 48 kHz é padrão DVD - o que poderia estar afetando em algo sim). Acontece algo quando vc liga o bypass?
O que posso fazer é te passar o meu setup e ver se ajuda:
Então cara, fiz o download do seu setup, fui lá, coloquei no pulseeffects e cliquei em “Load”, os valores se modificaram mas o problema persiste.
Cara, acho que devo estar chegando perto de solucionar o problema, ao mexer nos valores de “latência” nessa aba aqui, consegui diminuir o ms de 300 para 282, alterei o valor de latência de 10000 para 1000. Alguma dica a partir daqui?
No link diz:
This issue is due to incorrect buffer sizes.
Vou tentar mexer nessa opção de buffer e te dou um retorno, hehe
Valeu mano, solucionou o problema certinho! Alterei os valores como recomendo na sessão “laggy sound” e diminui pra 139ms, o áudio já estava bem sincronizado, diminui o valor de buffer de 200000 pra 20000 e fiquei com 37ms, perfeitamente sincronizado. Muito obrigado cara!!!
Valeu! E agora vc tem duas opções já salvas pra configurar teu PEf. Eu gosto dessa que fiz, fica boa nas caixinhas vagabundas do lap e tbm no fone de ouvido, que é um tanto melhor (é um headset Philips, só que o mic morreu). Como ficou aí esse meu setup?
Rapaz, não gostei muito kkkkk o som ficou bastante ruído, meio robótico também, mas quando eu aumentei o Hz na opção “Filtro” ficou legal até, utilizei os valores do limitador das suas configurações na configuração que eu já tinha anteriormente e ficou melhor ainda.
Enfim, não imaginava que a solução do som atrasado fosse algo tão simples, procurei bastante na internet, no reddit e no fórum do manjaro principalmente, mas eu tava sempre pesquisado por “delay sound pulseeffects” nem me veio na cabeça pesquisar por “laggy sound pulsseeffects” haha
É, depende de cada máquina e, principalmente, de cada saída de som que se use. Pra mim fica bastante bom - fiz usando o arquivo de ajuda do próprio Pulse Effects, mas desprezei o Bass Enhancement, já que com ele ficava estourando o grave e dando buzz. Sem ele fica excelente aqui, até fiz o teste com pink noise e tá certinho
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.