Melhorar a conectividade depende do fornecimento e da análise dados, por isso, alguns provedores de internet se tornaram ilegais nessa quarta-feira, 29 de Outubro.
Até julho, empresas que atendessem até 5 mil clientes eram dispensadas de outorga, ou seja, uma autorização formal para atuar.
Obter a outorga é uma das duas frente de trabalho do plano de regularização da Anatel. A outra é obrigar empresas com autorização a repassar dados setoriais —45% delas não fazem isso; entre as isentas de outorga, o índice é maior, de 56%.
O processo para obtenção de outorga inclui o envio de documentos por um sistema da Anatel e o pagamento de uma taxa de R$ 400 —no passado, era de R$ 9 mil. Se tudo estiver correto, a análise leva três dias.
Aparentemente muitos dos provedores não fornecem informações específicas ou detalhas o suficiente, o número é maior entre os dispensados de outorga. Isso impede ou dificulta bastante o planejamento de investimento financeiro e incentivo para implementações técnicas de melhoria dos serviços de conectividade; por exemplo: Qual área/região/setor tem muitas pessoas usando internet e a infraestrutura ainda não é de fibra ótica?
O prazo para regularização acabou nessa quarta-feira. ((Pra pessoas do futuro: estou postando no sábado da semana desse prazo)).
Também mais ou menos na linha dessa ação, tem essa campanha…
… que busca “A ampliação da conectividade no Brasil, especificamente nas universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e institutos federais”.
Agora seu provedor precisa de outorga; a simples autorização de dispensa deixará de ser considerada suficiente.
Descubra se seu provedor tem ou estava dispensado da outorga seguindo os passos indicados no título 3 desse tópico: Sugestões do que analisar quando contratar um plano de internet.
Se o seu provedor ainda não tiver outorga verifique se planejam se adequar (apesar do prazo já ter acabado possivelmente a sua conexão não será cortada imediatamente - eu não achei pessoas reclamando que tiveram o serviço de internet cortada essa semana =P)… Caso não exista planejamento para isso, considere então a possibilidade de mudar de provedor.