Provedor de internet sabe os arquivos que envio/recebo no Whatsapp/Email?

Olá,

Quando usamos whatsapp o provedor de internet não tem acesso a nossas conversas, o mesmo acontece quando acessamos o email numa conexão criptografada https.

Mas quando temos um arquivo armazenado em nosso dispositivo (computador/celular) e vamos enviar para alguém no whatsapp ou email, temos que puxar esse arquivo da memória do celular/computador.

Nesse momento em que está sendo feito o envio, o provedor de internet consegue saber qual arquivo estamos enviando? Não apenas o formato de arquivo, mas quero dizer, consegue “visualizar” nossos arquivos?

E tenho a mesma dúvida quanto a arquivos que baixamos pela internet e salvamos em nossos dispositivos.

Estou perguntando isso para aprender um pouco mais sobre privacidade digital e me ajudar a decidir se faz sentido para mim usar VPN.

1 curtida

Hoje em dia não conseguem, pois a conexão deve ser http(S) criptografada.

3 curtidas

Com HTTPS e considerado “privado” ate certo ponto, hj o MikroTik ja captura o trafego geral da rede e guarda em dumps(incluindo rede tor podendo entregar os usuarios em caso de denuncia, mas quem usa nem precisa se preocupar com excessão se fizerem alguma denuncia contra), oq pode ser usado em certos casos… Mas vc so pode se preocupar se comete algum “crime” kkkkkk

2 curtidas

Explica melhor isso dai. Quer dizer que a criptografia do https é quebrada pelo mikrotik? Eu sabia que toda criptografia podia ser quebrada em algum momento, mas já existir isso torna a criptografia inútil.

1 curtida

Não quebrada, mas um “despejo” no caso mas e para caso autoridades venham a requirir, não e coisa pra monitorar e nem ver oq o cliente faz no dia a dia ate pq infringe o contrato dependendo do provedor de serviços
Alias hj todo tipo de criptografia e quebrável, NSA hj tem equipamento pra tudo e mais um pouco dependendo da situação
Tipo os IPhones como exemplo, criptografia alta no software mas as boxes de desbloqueio chinesas fazem de gato e sapato(desbloqueiam facil)
Não e o Mikrotik que faz a quebra pra esclarecer, mas faz copia do trafego da rede(traduzido)

Sobre a NSA, eu já sabia e não tem o que discutir.

Por isso que eu vejo relatos no twitter de gente que foi roubada, e alguns dias depois o cel esta trafegando na China.

2 curtidas

não se esqueça de que a conexão do zapzap é criptografada de ponta-a-ponta NOS aplicativos. fora dele, salve-se quem puder. um provedor de internet capturará os seguintes dados:

||||00 00 0||||0|0 00||||00|0

o que significa esse código binário, é outra coisa. com as ferramentas adequadas, pode-se acessar o conteúdo “em letra de gente”.

mas não se iluda. até mesmo o zapzap pode ser descriptografado, com a $$$$$ que só os serviços de segurança tem. é questão de tempo e processamento. o mesmo com o projeto Tor. Nunca creia em segurança 100%.

E a primeira medida de segurança para si é considerar todo seu conteúdo comprometido, como se já tivesse sido invadido. isso o mantém alerta.

===========================

na realidade, a gente nunca “baixa” ou “sobe” nada. oqos programas fazem é transcrever o conteúdo para código binário 00|||0||00 e mandam uma “carta” para o outro aplicativo com as instruções:

1. crie um página do word com X x Y pixels, letra A, margem esquerda B etc e tal
    b) primeira linha começa com um A maíusculo, fonte D, tamanho H…

e por aí vai. tudo circula na internet como binário. se não se usou algum tipo de criptografia, pode-se sim interceptar dados.

confia desconfiando.

1 curtida

Resposta curta: Não. Explicação: Tanto a nível de apps como sistema há mecanismos que garantem uma conexão e arquivos criptografados que sõa são visualizados pelas partes (app e cliente). Quanto ao seu próprio computador ele tem os mesmos mecanismos. N é porq seu provedor lhe fornece a internet q vai no seu computador q ele pode acessar livremente seus arquivos. n funciona assim. O maximo q seu provedor pode capturar de forma facil são os ip’s de coneão q seu computador está fazendo (ex: endereço IP de um site), mas aí se vc usar um dns privado já dificulta mais essa questão.

2 curtidas

Eu uso DNS Cloudflare, nesse caso o que meu provedor consegue saber? URLs que eu acesso?

1 curtida

Os IPs que você se conecta (bom, é necessário ele saber isso para lhe fornecer o serviço).

Se o servidor tiver um IP exclusivo, dá para fazer uma pesquisa reversa de DNS e obter a primeira parte da URL (por exemplo, plus.diolinux.com.br no caso desse site).

Note que você transferiu a confiança do seu provedor para a Cloudflare. Agora eles sabem, com certeza, quais URLs você acessa.

2 curtidas

Minimamente. E não, o seu provedor não precisa saber q sites vc acessa pra lhe fornecer a “banda” de internet (vulgo o serviço de acesso a internet), o que ele faz é entregar suas solicitações ao DNS privado (ou pessoal que vc colocou) e o DNS privado “responde” suas consultas lhe conectado ao site e tudo isso usando a INFRA do seu provedor. Pensa q seu provedor é tipo uma ponte e sua conexão é como se fosse um cara disfarçado atravessando a ponte. N sei se a analogia ficou boa mas acho q vc deve entender.
Resumindo pra vc n pirar tanto com essa questão: Portanto q vc esteja com um sistema operacional com as atualizações e a segurança configurado (padrão), a maioria das conexões que vão entrar e sair do seu computador são criptografadas (trafego criptografado) justamente ara evitar que terceiros interceptem de forma fácil o seus dados enquanto eles são trafegados pela internet.

2 curtidas