Provável SPAM usando google drive para disseminar arquivo maliciosos pelo celular

Bom dia!
Desde 17 de março venho recendo notificações pelo celular como se alguém tivesse compartilhado arquivo comigo no google drive, obvimente é tentativa de golpe, mas algo me chamou atenção, sempre que um arquivo e compartilhado pelo google drive, eu recebo um email e o arquivo fica em compartilhados, mas nesse caso não acontece isso, recebo somente a notificação no celular.
Por isso fiquei com a pulga atrás da orelha. recebi varias vezes, vou colocar em anexo dois exemplos das notificações.
Já ocorreu com alguém algo parecido ?

1 curtida

Olá @MPO, tudo bem contigo?

Sugiro que você revise os compartilhamentos que você tem acesso no Google Drive e bloqueie qualquer um que pareça suspeito.

Outro ponto é fazer uma limpeza nos aplicativos, o tempo todo vemos casos de apps fake na loja do Android com a única intenção de coletar dados ou induzir as pessoas a clicar em links maliciosos.

P.s.: removi as imagens do seu post, já que elas não agregavam informação no final das contas.

:vulcan_salute:

1 curtida

Boa tarde!

Eu fiz, isso somente tenho compartilhamentos confiáveis, o que acho é que uso esse mail para tudo, ai e usaram para fazer esses spams, mas o que mais me deixa bolado é que esses compartilhamento não aparece no próprio google drive e nem recebo mensagem de aviso, o que me faz pensar que possa ser algo com o celular mesmo não vendo logica nisso.

Formatei o celular já 2 vezes após isso começar, só instalo app famosos tipo instagram, fb, app bancários, tewlegram, whatapp e discord. só de os Apps que vem com a MiUI tenham provocado essas aberturas.

Um ataque muito comum e bastante eficaz é enviar uma mensagem, fazendo parecer outra coisa. Como neste caso que você citou, provavelmente isto é apenas um e-mail malicioso ou uma notificação push maliciosa, mas é feita de uma forma para te induzir a pensar que está relacionado com o seu Drive.

Se você já checou tudo e não encontrou brechas, tente bloquear essas notificações ou reportar como SPAM.

Não vejo outros caminhos para seguir.

:vulcan_salute:

3 curtidas