Bom dia!
Desde 17 de março venho recendo notificações pelo celular como se alguém tivesse compartilhado arquivo comigo no google drive, obvimente é tentativa de golpe, mas algo me chamou atenção, sempre que um arquivo e compartilhado pelo google drive, eu recebo um email e o arquivo fica em compartilhados, mas nesse caso não acontece isso, recebo somente a notificação no celular.
Por isso fiquei com a pulga atrás da orelha. recebi varias vezes, vou colocar em anexo dois exemplos das notificações.
Já ocorreu com alguém algo parecido ?
Olá @MPO, tudo bem contigo?
Sugiro que você revise os compartilhamentos que você tem acesso no Google Drive e bloqueie qualquer um que pareça suspeito.
Outro ponto é fazer uma limpeza nos aplicativos, o tempo todo vemos casos de apps fake na loja do Android com a única intenção de coletar dados ou induzir as pessoas a clicar em links maliciosos.
P.s.: removi as imagens do seu post, já que elas não agregavam informação no final das contas.
Boa tarde!
Eu fiz, isso somente tenho compartilhamentos confiáveis, o que acho é que uso esse mail para tudo, ai e usaram para fazer esses spams, mas o que mais me deixa bolado é que esses compartilhamento não aparece no próprio google drive e nem recebo mensagem de aviso, o que me faz pensar que possa ser algo com o celular mesmo não vendo logica nisso.
Formatei o celular já 2 vezes após isso começar, só instalo app famosos tipo instagram, fb, app bancários, tewlegram, whatapp e discord. só de os Apps que vem com a MiUI tenham provocado essas aberturas.
Um ataque muito comum e bastante eficaz é enviar uma mensagem, fazendo parecer outra coisa. Como neste caso que você citou, provavelmente isto é apenas um e-mail malicioso ou uma notificação push maliciosa, mas é feita de uma forma para te induzir a pensar que está relacionado com o seu Drive.
Se você já checou tudo e não encontrou brechas, tente bloquear essas notificações ou reportar como SPAM.
Não vejo outros caminhos para seguir.