Protontricks permission denied

Estou tentando rodar resident evil revelations no ubuntu 20.04.2 LTS. Instalei ele via steam com o proton 5.13-6. O jogo abre e consigo jogar o modo ride, mas o modo historia não inicia.

Fui seguir as instruções dadas em https://www.protondb.com/app/222480.

~$ wine --version
wine-5.0 (Ubuntu 5.0-3ubuntu1)
~$ protontricks --version
protontricks (1.5.0)

Ao tentar executar o comando protontricks --no-bwrap 222480 -q wmp11 recomendado no link recebo a seguinte saida:

Executing mkdir -p /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480
------------------------------------------------------
You are using a 64-bit WINEPREFIX. Note that many verbs only install 32-bit versions of packages. If you encounter problems, please retest in a clean 32-bit WINEPREFIX before reporting a bug.
------------------------------------------------------
Using winetricks 20200412 - sha256sum: 7651c93e39fcb080483c38836513bf912273a87ea97d137f6b958ed3d9628c3d with wine-5.13-789-gc14054e6923 and WINEARCH=win64
Executing w_do_call wmp11
Executing mkdir -p /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480
------------------------------------------------------
You are using a 64-bit WINEPREFIX. Note that many verbs only install 32-bit versions of packages. If you encounter problems, please retest in a clean 32-bit WINEPREFIX before reporting a bug.
------------------------------------------------------
Executing load_wmp11 
Executing w_do_call wsh57
Executing mkdir -p /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480
------------------------------------------------------
You are using a 64-bit WINEPREFIX. Note that many verbs only install 32-bit versions of packages. If you encounter problems, please retest in a clean 32-bit WINEPREFIX before reporting a bug.
------------------------------------------------------
Executing load_wsh57 
Executing cabextract -q -d /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64 /home/roberto/.cache/winetricks/wsh57/scripten.exe
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/dispex.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/jscript.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/scrobj.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/scrrun.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/spmsg.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/vbscript.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/cscript.exe: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/spuninst.exe: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/wscript.exe: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/wscript.hlp: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/wshom.ocx: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/update/spcustom.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/update/updspapi.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/update/update.exe: Permission denied
------------------------------------------------------
Note: command cabextract -q -d /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64 /home/roberto/.cache/winetricks/wsh57/scripten.exe returned status 1. Aborting.
------------------------------------------------------

Alguém sabe como resolver?

1 curtida

Tentativa 01 - Refaça o procedimento

  1. Delete a pasta de prefixo do jogo com o comando:
    rm -rf /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480

  2. Vá no Steam e inicie o jogo, o Proton irá recriar a pasta de prefixo;

  3. Execute: protontricks --no-bwrap 222480 -q wmp11

  4. Experimente jogar.

Caso não funcione, vamos tentar outra coisa.

Tentativa 02 - Tente com wmp9

  1. Delete a pasta de prefixo do jogo:
    rm -rf /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480

  2. Vá no Steam e inicie o jogo para o Proton recriar a pasta;

  3. Execute: WINEPREFIX=$HOME/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx winetricks wmp9

  4. Experimente jogar.

Caso ainda não tenha funcionado…

Tentativa 03 - Atualize Winetricks e tente wmp9

O Protontricks trabalha em conjunto com Winetricks.
Você está usando “Winetricks 20200412” (versão Abril de 2020), então vamos tentar com a versão mais recente do Winetricks.

Desta vez, vamos tentar seguir a recomendação do usuário Taori do ProtonDB, instalando o wmp9, ele diz que funciona.

Eu juntei todas as informações dele, organizei de forma correta, está aqui o passo a passo:

  1. rm -rf /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480

  2. Execute o jogo para recriar o prefixo;

  3. wget https://raw.githubusercontent.com/Winetricks/winetricks/master/src/winetricks

  4. chmod +x winetricks

  5. WINEPREFIX=$HOME/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx ./winetricks wmp9

  6. Experimente jogar.

É bem provável que funcione, mas caso ainda não…

Tentativa 04 - Tente com wmp11

Tentaremos o wmp11 novamente, mas desta vez usando o Winetricks mais recente que baixamos na Tentativa 03.

  1. rm -rf /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480

  2. Execute o jogo para recriar o prefixo;

  3. WINEPREFIX=$HOME/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx ./winetricks wmp11

  4. Experimente jogar.

Caso alguma das tentativas tenha solucionado teu problema, marque esta resposta como solução, e diga qual das tentativas funcionou para você, isso vai ajudar quem vier procurar ajuda.

Mas caso nenhuma das tentativas tenha dado certo, recomendo que abra um chamado na página de problemas do GitHub: Issues · Matoking/protontricks · GitHub
E aqui está um link sobre “Permission denied”, talvez possa orientá-lo em algo: Reddit - Dive into anything

1 curtida

Você pode tentar rodar com o ProtonGE ou, no caso mais extremo, colocar arquivos vazios na pasta onde ficam os “filmes” da campanha.

2 curtidas

No ProtonDB tá sendo mais indicado a usar o WP11 mesmo:

https://www.protondb.com/app/222480

1 curtida

Sim, mas se há relato que funciona com Winetricks mais recente, e com WMP9, acredito que vale muito a pena realizar o experimento.

2 curtidas

Muito obrigado pela ajuda, mano. Segui as quatro tentativas mas nenhuma resolveu, então fui ler o link do reddit que você botou e a partir dele tive a ideia de pesquisar um pouco mais.

Descobri o que eu suspeitava, o problema é a verão do Proton. Eu estava testando a Proton 5.13-6 porque a Proton 6.3-2 tinha dado algum outro problema que eu não me recordo, já nessa funcionou mas com os problemas citados, a versão adequada do Proton para usar é a 5.0. Não sei o motivo mas isso ocorre com outros resident evils, vi pessoas reclamando com o HD e o 5.

Tentativa 1:

Fiz essa tentativa antes de tentar mudar a versão do Proton, Talvez funcione para alguém, mas comigo não deu certo.

  1. Abra o script do winetricks em algum editor de texto, o meu estava na minha pasta pessoal (~/) mas você não tenha instalado lá, ao executar winetricks no terminal da para ver o caminho.
  2. procure por load_wsh57() e comente a linha w_try_cabextract -d "${W_SYSTEM32_DLLS}" "${W_CACHE}"/wsh57/scripten.exe, ao final deve se parecer com isso:

    load_wsh57()
    {
    #…VAI TER ALGUMAS LINHAS DE CODIGO AQUI…

    #w_try_cabextract -d “${W_SYSTEM32_DLLS}” “${W_CACHE}”/wsh57/scripten.exe

    #…VAI TER ALGUMAS LINHAS DE CODIGO AQUI…
    }

  3. Salve e tente de novo as etapas descritas pelo @ewertonurias.

OBS: lembre que fez essa alteração, para casa de problema você desfazer.
Comigo isso tava dando certo, instalou várias DLLs mas no final deu problema em uma.
Créditos a quem deu a ideia aqui !

Tentativa 2 (a que deu certo comigo):

  1. Mudei na steam para o Proton 5.0-10

  2. Execute: PROTON_VERSION="Proton 5.0-10" para mudar a versão do proton.

  3. OBS:
    Quando eu tentei abrir o jogo ele não iniciou, mas serviu para criar o diretório e instalar tudo que ele precisava.
    Vai baixar em torno de 1.5gb e alguns provedores são lentos, então paciência.

Considerações finais:

Essa dificuldade toda é fruto das cutscene, tanto é que em todas as versões do Proton jogar o modo ride rodou super bem.
Esses 3 links foram importantes para eu conseguir, nele tem todas as informações e até explicação do pq desse problema de compatibilidade, eu não entendi o motivo, mas se alguém ler e entender e quiser explicar aqui, sou grato !
https://www.reddit.com/r/wine_gaming/comments/l50h3f/protontricks_cant_install_wmp11permission_denied/
https://www.reddit.com/r/wine_gaming/comments/l50h3f/protontricks_cant_install_wmp11permission_denied/
https://www.reddit.com/r/SteamPlay/comments/l2muf2/cannot_get_to_install_wmp11_for_resident_evil_hd/

2 curtidas

Vi pessoas falando sobre essa tentativa também, não cheguei a testar mas pode ser uma alternativa.

@Roberto_Neto se puder, relata lá no ProtonDB, sua explicação pode facilitar pra galera.

1 curtida

Verdade ! Farei isso.

1 curtida