Estou tentando rodar resident evil revelations no ubuntu 20.04.2 LTS. Instalei ele via steam com o proton 5.13-6. O jogo abre e consigo jogar o modo ride, mas o modo historia não inicia.
Ao tentar executar o comando protontricks --no-bwrap 222480 -q wmp11 recomendado no link recebo a seguinte saida:
Executing mkdir -p /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480
------------------------------------------------------
You are using a 64-bit WINEPREFIX. Note that many verbs only install 32-bit versions of packages. If you encounter problems, please retest in a clean 32-bit WINEPREFIX before reporting a bug.
Using winetricks 20200412 - sha256sum: 7651c93e39fcb080483c38836513bf912273a87ea97d137f6b958ed3d9628c3d with wine-5.13-789-gc14054e6923 and WINEARCH=win64
Executing w_do_call wmp11
You are using a 64-bit WINEPREFIX. Note that many verbs only install 32-bit versions of packages. If you encounter problems, please retest in a clean 32-bit WINEPREFIX before reporting a bug.
Executing load_wmp11
Executing w_do_call wsh57
Executing load_wsh57
Executing cabextract -q -d /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64 /home/roberto/.cache/winetricks/wsh57/scripten.exe
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/dispex.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/jscript.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/scrobj.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/scrrun.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/spmsg.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/vbscript.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/cscript.exe: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/spuninst.exe: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/wscript.exe: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/wscript.hlp: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/wshom.ocx: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/update/spcustom.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/update/updspapi.dll: Permission denied
/home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64/update/update.exe: Permission denied
Note: command cabextract -q -d /home/roberto/.steam/steam/steamapps/compatdata/222480/pfx/dosdevices/c:/windows/syswow64 /home/roberto/.cache/winetricks/wsh57/scripten.exe returned status 1. Aborting.
O Protontricks trabalha em conjunto com Winetricks.
Você está usando “Winetricks 20200412” (versão Abril de 2020), então vamos tentar com a versão mais recente do Winetricks.
Desta vez, vamos tentar seguir a recomendação do usuário Taori do ProtonDB, instalando o wmp9, ele diz que funciona.
Eu juntei todas as informações dele, organizei de forma correta, está aqui o passo a passo:
Caso alguma das tentativas tenha solucionado teu problema, marque esta resposta como solução, e diga qual das tentativas funcionou para você, isso vai ajudar quem vier procurar ajuda.
Muito obrigado pela ajuda, mano. Segui as quatro tentativas mas nenhuma resolveu, então fui ler o link do reddit que você botou e a partir dele tive a ideia de pesquisar um pouco mais.
Descobri o que eu suspeitava, o problema é a verão do Proton. Eu estava testando a Proton 5.13-6 porque a Proton 6.3-2 tinha dado algum outro problema que eu não me recordo, já nessa funcionou mas com os problemas citados, a versão adequada do Proton para usar é a 5.0. Não sei o motivo mas isso ocorre com outros resident evils, vi pessoas reclamando com o HD e o 5.
Tentativa 1:
Fiz essa tentativa antes de tentar mudar a versão do Proton, Talvez funcione para alguém, mas comigo não deu certo.
Abra o script do winetricks em algum editor de texto, o meu estava na minha pasta pessoal (~/) mas você não tenha instalado lá, ao executar winetricks no terminal da para ver o caminho.
procure por load_wsh57() e comente a linha w_try_cabextract -d "${W_SYSTEM32_DLLS}" "${W_CACHE}"/wsh57/scripten.exe, ao final deve se parecer com isso:
load_wsh57()
{
#…VAI TER ALGUMAS LINHAS DE CODIGO AQUI…
Salve e tente de novo as etapas descritas pelo @ewertonurias.
OBS: lembre que fez essa alteração, para casa de problema você desfazer.
Comigo isso tava dando certo, instalou várias DLLs mas no final deu problema em uma. Créditos a quem deu a ideia aqui !
Tentativa 2 (a que deu certo comigo):
Mudei na steam para o Proton 5.0-10
Execute: PROTON_VERSION="Proton 5.0-10" para mudar a versão do proton.
OBS:
Quando eu tentei abrir o jogo ele não iniciou, mas serviu para criar o diretório e instalar tudo que ele precisava.
Vai baixar em torno de 1.5gb e alguns provedores são lentos, então paciência.