Proton não funciona nenhum jogo da steam

Bom, acabei de instalar o linux mint, mas quando eu tento rodar qualquer jogo com o proton, o jogo só inicia e fecha logo após. Abri a steam pelo terminal e ao rodar o jogo ele retorna isso:

WARNING: discarding _NET_WM_PID 2 as invalid for X11 window - use specialized XCB_X11_TO_PID function!
Proton: Upgrading prefix from None to 8.0-103 (/media/luscanodev/HD EXTERNO/SteamLibrary/steamapps/compatdata/271590/)
Traceback (most recent call last):
  File "/media/luscanodev/HD EXTERNO/SteamLibrary/steamapps/common/Proton 8.0/proton", line 1658, in <module>
    g_session.init_session(sys.argv[1] != "runinprefix")
  File "/media/luscanodev/HD EXTERNO/SteamLibrary/steamapps/common/Proton 8.0/proton", line 1453, in init_session
    g_compatdata.setup_prefix()
  File "/media/luscanodev/HD EXTERNO/SteamLibrary/steamapps/common/Proton 8.0/proton", line 789, in setup_prefix
    os.symlink("../drive_c", self.prefix_dir + "/dosdevices/c:")
OSError: [Errno 22] Invalid argument: '../drive_c' -> '/media/luscanodev/HD EXTERNO/SteamLibrary/steamapps/compatdata/271590/pfx//dosdevices/c:'
Uploaded AppInterfaceStats to Steam

Instalei os jogos no windows, e quando eu vim pro linux, ele deu esse erro, será que eu tenho que instalar o jogo novamente?

Pode ser problema na instalação do jogo, para confirmar você pode clicar em “verificar integridade dos arquivos” na propriedade do jogo.
Se for o proton você pode fazer a mesma coisa.

Olá!

Um método e caminho que tem dado muito certo é fazer todo processo utilizando Steam flatpak.
Ganha tempo e todas runtimes necessárias serão puxadas além de ter sempre as últimas versões estáveis liberadas para uso. Além disso, para ajudar no gerenciamento de runners é só instalar também o “Pronto-UP Qt” que auxiliar você baixar versões especiais de proton para usar em diferentes situações.
Aqui no fórum tem um thread inteiro com um excelente tutorial passo a passo feito por colega aqui que ficou show.

3 curtidas

@Luscano_Dev Seja bem-vindo ao Diolinux Plus. :slight_smile:

Pelo que entendi, você fez o download dos jogos a partir do Windows, em um drive externo NTFS, e deseja usar os mesmos arquivos na Steam do Linux?

Isso, de fato, não funcionará.

1 curtida

Sim, o driver NTFS do Linux consegue fazer algumas coisas mas não faz programas funcionarem bem em NTFS.
A Microsoft ainda não ajudo o Linux no suporte ao NTFS e nem libero a documentação.
O driver NTFS do Linux funciona para fazer transferência de arquivos.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.