A companhia suíça Proton (não tem nada a ver com a camada de compatibilidade para games), que desenvolve produtos focados em privacidade, anunciou uma futura atualização para seus serviços de e-mail e calendário.
Apesar de se posicionar como a antítese do Gmail no quesito privacidade, as atualizações do Proton Mail trarão ferramentas consagradas do correio virtual do Google, como:
- Sistema de categorização de e-mail, que separa automaticamente em abas, como “social” ou “promoções”, feito de forma totalmente privada;
- Agendamento de envio de mensagens;
- Os usuários poderão também agendar lembretes para responder alguma mensagem depois;
- Também serão adicionados novos conteúdos para bloquear o rastreamento de e-mail, impedindo que empresas coletem dados de mensagens que te enviam, como o horário em que você abriu e o tempo de leitura;
- Aprimoramentos na ferramenta de pesquisa da versão para celular, que funcionará da mesma maneira que já ocorre no Desktop.
Dentre as principais novidades do aplicativo de calendário, temos:
- Versão para iPhone deve chegar nas próximas semanas, quase um ano após o lançamento para Android;
-Implementação de visualização de 3 dias ou 7 dias; - Ferramenta “full-agenda” para visualizar todos os dias com atividades planejadas em ordem cronológica com rolamento infinito;
- Usuários poderão também criar listas de afazeres e transformá-las em lembretes.
Com o recente lançamento do drive de armazenamento em nuvem Proton Drive beta, a empresa planeja realizar profundas integrações entre sua suíte de aplicativos.
Por exemplo, ao enviar um e-mail cujo anexo exceda o limite de 25MB, ele será armazenado no Drive e o destinatário receberá um link de acesso (como ocorre no Gmail).
Com a aquisição do serviço de alias SimpleLogin, que ocorreu em abril, a Proton pretende integrar a ferramenta de criar mascaras ao e-mail. Dessa forma, você pode criar vários nomes de contas de e-mail, tipo “[email protected]”, ou “[email protected]” e receber tudo na mesma caixa de entrada.
Além disso, a empresa pretende criar um sistema de login único para dispositivos móveis, onde ao logar em um aplicativo, os outros também se conectarão automaticamente, algo que ocorria apenas pelo navegador.
A Proton não divulgou as datas de lançamento para as atualizações, mas é esperado que a maioria ocorra ao longo de 2023.
Quais dessas implementações você já viu no Gmail? Você utiliza algum serviço da Proton?