Fiz a instalação do ProtonGE via ProtonUp. A pasta do Proton encontra-se no local correto, lá em compatibilitytools.d, mas mesmo reiniciando a Steam, ele simplesmente não se encontra na lista.
Alguém tem alguma ideia do que possa estar causando o problema?
Sua Steam é em flatpak?
Você precisa ver se essa opção está ativada:
e logo abaixo na opção de escolha da versão do Proton tenho instalado as versões GE-Proton9-26 e a versão GE-Proton9-27:
Lembrando: Como é em ordem alfabética o GE-Proton fica nas últimas opções.
A versão que uso é a versão nativa disponibilizada pelo repositório da distro. falta saber se a sua versão é a nativa ou flatpak.
@brunnometal @kalebepsouza Não lembro se foi por lá que instalei mas tenho quase certeza de que sim, foi pelo Flatpak.
E sim, coisas básicas como marcar pra ativar o Steam Play para todos os títulos, eu já marquei
Você deve instalar o Proton-GE pelo flatpak também
flatpak install com.valvesoftware.Steam.CompatibilityTool.Proton-GE
Só serve se estiver utilizando a steam disponibilizado pela sua distro/site oficial
Se a steam já estiver conectada e ativa recomendo fecha-la.
Eu uso o ProtonUP-QT
Para baixar um proton recomenda-se fazer isso com a steam desconectada, após isso você pode iniciar o steam e fazer conforme a galera te indicou que é selecionar o proton desejado e ser feliz.
Esses dias fui instalar uma versão customizada do proton, segui os mesmos passos da instalação no meu computador (steam via repositório) no computador da minha mulher (steam flatpak) e não funcionou. Tive que achar a pasta respectiva na instalação dela e mover de ~/.local/share/Steam/compatibilitytools.d/
para ~/.var/app/com.valvesoftware.Steam/.local/share/Steam/compatibilitytools.d/
Detalhe que, como ela tinha instalado o steam anteriormente via repositório, o esqueleto dos diretórios estavam lá.
Outro detalhe é que a pasta de instalação depende se o steam flatpak foi instalado para usuário ou sistema. No caso dela é usuário.
Eu consegui resolver o problema. No caso, o diretório estava em
/home/usuário/.var/app/com.valvesoftware.Steam/.local/share/Steam/compatibilitytools.d/
Joguei a pasta com o Proton GE pra lá e agora tá reconhecendo de boa. Obrigado a todos que ajudaram.