Olá, sou novato por aqui, então peço desculpas se o tópico não esta no lugar certo.
Eu tenho um computador com ubuntu 20.04 onde preciso bloquear o SO. Ou seja várias pessoas irão usa-lo porem nao quero que essas pessoas salvem nada nele. Gostaria que quando reiniciado ele estivesse zerado.
No windows existe o deep Freeeze.
Alguém conhece algo parecido que funcione o ubuntu?
Já procurei algumas coisas aqui no fórum mesmo e não estão funcionando.
Eu recomendo o uso da sessão de convidado, que faz exatamente isso e sem exigir o reinício do PC. O detalhe é que isso não vem habilitado por padrão, pois o gerenciador de login utilizado não tem esse recurso, mas como tudo nesse mundo Linux, dá para instalar outro gerenciador que faça isso. Inclusive ele era o padrão do Ubuntu, que só mudou para usar o padrão do Gnome, e ainda é em várias distros, então pode usar que é confiável.
Para fazer isso basta seguir estes passos:
Se tiver algum problema no processo, é só falar que a gente ajuda.
Edit:
Além disso, caso sejam usuários fixos, como familiares e amigos, você pode simplesmente criar uma conta de usuário comum para cada um deles. Com isso eles não poderão fazer nenhuma alteração no sistema. Eles só vão poder usar os programas destinados aos usuários não-administradores e só terão acesso aos próprios dados.
Agora tenho uma outra dúvida.
Tem como personalizar de alguma forma esta sessão de convidado? Ou seja quero outro plano de fundo! quero que não exibe as mensagens quando a sessão é iniciada… e por ai vai.
Pelo o que eu entendi, basicamente você deve criar um usuário chamado guest-prefs, e fazer todas as customizações nele. Depois, usar os seguintes comandos para configurar a sessão de convidado para usar as preferências desse usuário: