Prós e Contras Arch/Arch-based

legal,espero que meu avell volte logo kk

Os drivers da Nvidia estão nos repositórios oficiais, o kernel é sempre atualizado em conjunto com o driver para evitar quebras. Só não sei dizer como é o suporte em relação a placas híbridas, eu utilizava em um desktop.

1 curtida

Acho que faltou que quando vc vai pro Arch, vc aprende mais sobre como funciona as camadas do sistema Linux.

Sim e não, instalar o Arch Linux irá te ensinar a instalar o Arch Linux, instalar o Gentoo irá te ensinar a instalar o Gentoo. Ambas as distros te ajudam a conhecer melhor algumas ferramentas e utilitários CLI, mas não te ensinam a montar uma distro, esse título fica com o Linux From Scratch.

entao tem materia no blog falando do beta da nvidia,agora…sera que vai funcionar bem k

não sei responder essa sua pergunta pq só um novato igual a vc hehehe,eu tbm fiquei muito interessado com arch e assim como vc achei o manjaro bem poluído, e pesquisando bastante eu achei o arcolinux uma distro baseado no arch,esse é o link da distro:Downloads | ArcoLinux porém preste (muita ATENÇÃO)ela é formada por 3 versões a ArcoLinux a ArcoLinuxD e a ArcoLinuxB como vc pode ver o print

agora irei explicar de uma forma resumida as 3.
a 1º ArcoLinux é a padrão dos Desenvolvedores,composta por 3 interfaces graficas como vc pode ver na imagem acima.

a 2º é a ArcoLinuxB que é mantida pela comunidade que é composta por 11(isso msm que vc leu) 11 interface grafica na qual eu testei o gnome e o deepin.

e a 3º é ArcoLinuxD que como vc tbm pode ver aii na imagem é sem interface e todas as 3 versão a instalação dela é feita com interface grafica que é essa da imagem abaixo

agora minha opinião: ArcoLinux=eu não testei
ArcoLinuxB= horivel completamente poluida de app(pra vc ter uma ideia ela vem com uns 5 browser diferentes instalados)
e a ArcoLinuxD(recomendo essa)= ela basicamente instalar o arch com os pacotes meio que necessario no qual vc instalaria no arch linux,como git,mesa, xorg,utilitários de rede(wifi),o resto como gestor de login,interface grafica fica por sua conta…

Usa o Zen Installer, que é o instalador de interface para o Arch Linux.

Link= Zen Installer download | SourceForge.net

Tem o Endeavour OS que traz apenas XFCE na sua ISO por enquanto, visto que é um projeto novo (ex Antergos…),porém é bem clean e bonito.

No ArcoLinux padrão (do desenvolvedor) e no ArcoLinuxD seria possível escolher a instalação do KDE Plasma e do DDE durante a instalação? Não daria para desinstalar os softwares redundantes no ArcoLinuxB sem comprometer o sistema?

Nesse caso, é interessante testar o Calam Arch Installer

1 curtida

a comunidade do arch internacional pelo menos é um saco.
mas eu aprendi a não depender do convívio com eles,
de vez em quando eu vejo o forum deles para conferir alguma
coisa e tal, quando tenho algum problema geralmente alguém
já solucionou nos foruns do arch, mas eu nem participo mais
da discussão e nem tenho mais conta. abraço

1 curtida