Proposta analisa fim do suporte a MBR em novas instalações UEFI do Fedora

O Fedora avalia remover o suporte ao particionamento MBR (Master Boot Record) para novas instalações em sistemas com UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). Atualmente, o instalador do Fedora oferece a opção de usar MBR, além do GPT (GUID Partition Table). A proposta visa alinhar a distro com as práticas de hardware mais recentes.

O GPT é o padrão moderno para particionamento de discos em sistemas UEFI. Ele oferece diversas vantagens sobre o MBR, como suporte a discos maiores que 2TB e um número virtualmente ilimitado de partições. Manter o MBR em instalações UEFI é, em muitos casos, uma redundância que adiciona complexidade desnecessária.

Remover o código e a lógica relacionados ao suporte MBR em instalações UEFI simplificaria o instalador do Fedora (Anaconda) e a manutenção futura. Isso pode levar a um código mais limpo, menos propenso a erros e mais fácil de desenvolver.

Como o hardware moderno praticamente eliminou o BIOS legado em favor do UEFI, e o GPT é o padrão para UEFI, focar exclusivamente no GPT para essas instalações faz sentido para o futuro do Fedora.

Se aprovada, novas instalações do Fedora em UEFI usariam exclusivamente GPT, sem a opção da MBR. Apenas instalações existentes com MBR em sistemas UEFI continuariam funcionando. O MBR ainda seria usado para essas máquinas mais antigas, onde o UEFI não está presente.

A proposta está em discussão dentro da comunidade do Fedora e precisa ser aprovada pelo Fedora Engineering Steering Committee para valer. Se aprovada, talvez esteja integrada ao Fedora 41 ou versão posterior.

2 curtidas

Pessoal, temos tido muitas notícias que passam o falso entendimento que de o Projeto Fedora está considerando várias coisas, quando, na verdade, o que está ocorrendo é apenas parte do processo de transparência dele que demanda que qualquer mudança precisa de uma proposta pública que será submetida a comunidade e após isso, avaliada pelo comitê de engenharia. Enquanto não chegar na área do FESCo - não é correto dizer que o “Fedora está considerando”.

Até nós já tivemos problemas ao tentar compartilhar essas informações com vocês e redobramos nossos cuidados com isso.

@acvsilva não sei se é uma tradução ou algo que você mesmo redigiu, mas a informação passada é parcialmente incorreta e pode induzir o leitor a um entendimento errado.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Isso não faz o menor sentido.
Se as indústrias fazem softwares e hardwares atuais, eles não estão preocupados se seu SSD ou HD estão em GPT ou MBR.
Outro exemplo é em jogos atuais que o desenvolvedor faz um requisito mínimo e recomendado e de repente aparece um PC com requisito inferior e roda as vezes melhor que o mínimo e recomendado.

Se o fedora realmente estiver analisando isso ele com certeza está no mesmo barco que o windows, esterilizar o PC antigo.
Eles ganharam milhôes de dolares naquela época, muito mais que hoje em dia e agora eles dizem “Muito obrigado, adeus e até nunca mais” é isso ?

Se a microsoft fizesse isso hoje, adivinhe quem iria ser demitido ? Bill Gates ?
A apple fez isso com steve jobs e adivinha, chamaram ele de volta kkk

Afinal de contas.. a proposta do linux não é aproveitar os PCs antigos aos mais novos ?

Isso já e com outras distribuições, fedora um Alpha como distribuição… Não e projetada pra ser um desktop ou algo do tipo, e um ambiente de testes pro RHEL

Fala aí rapaz tudo bem ?
Bom, se o Fedora é ou não é uma distro feita para desktop então estamos confuso.

Nenhuma distribuição é obrigada a suportar um computador do século 20 e o Fedora não é desenvolvido por uma grande empresa de tecnologia, ele é desenvolvido por voluntários, pessoas que não recebem nada para ajudar na manutenção da distribuição e essa proposta reduz a carga de trabalho deles, até porque ninguém usa MBR hoje em dia.

Não. Os desenvolvedores das distribuições não são empregados e não são obrigados a dar suporte a nada. Quem quiser suporte a computador do século 20 pode começar a compilar seus próprios kernels e drivers ou contratar alguém para isso.

Apesar do Fedora ser o upstream do Red Hat Enterprise Linux (e nada mais do que isso), é uma distro feita para o uso em desktop bastante estável e extensivamente testada.

Você entende o que está dizendo ??? Tem pelo menos idéia ???
O windows conseguiu fazer com que todos os usuários coçar os bolsos, a apple nem se fala.
Agora dá pra entende o por quê que todos ainda preferem o windows.
Se minha distro fosse paga Eu pagaria 10 mil reais por ela.
Graças ao que você acabou de dizer, agora todos os usuários windows que vão lê essa sua mensagem, terão mais motivos em usar o windows menos eu.

É mesmo ?
Então eu e milhares de outros que ainda usam bios legacy são exceções.
Beleza rapaz, tudo de bom pra você.

Sim. Essa é a realidade.

Uma pena. Certamente a Microsoft se importa com os seus usuários, e não com o lucro.

Sim, são. Todo computador hoje em dia vem com UEFI, computadores com BIOS pararam de ser desenvolvidos há pelo menos 15 anos. E eu duvido que exista “milhares” de usuários BIOS utilizando Linux atualmente.

1 curtida

Se liga no peppermint, a proposta não é para acabar com o MBR ou BIOS, a proposta é para se a máquina estiver rodando em UEFI necessariamente utilizar GPT. Se a máquina estiver rodando em BIOS poderá utilizar o MBR normalmente.

Veja só esses trechos:

Então fica tranquilo, você poderia, caso a proposta seja aprovada, continuar usando seu Peppermint em dual boot com o Fedora em MBR, desde que seu PC ainda utilize BIOS e não UEFI.

1 curtida

Bom dia rapaz.
Mas aí há um outro pequeno equívoco, o SSD do peppermint tá em MBR mas o outro SSD do linux mint estão em GPT

A galera aqui informou que o LM agora só faz instalação em gpt seja em bios legacy ou UEFI normal, só que esse gpt é um “modo fake” mas funciona.

E esse é o Pmos que tá em mbr
Dadas as especificações o linux mint está sendo bem generoso.
Apesar que a fabricante da minha placa-mãe M5A78L-M PLUS /USB3 informou que essa placa é híbrida entre legacy e uefi.
Um usuário de fora disse num fórum que conseguiu instalar um HD de 4TB nela já em gpt
Se for isso mesmo beleza então.

1 curtida

As vezes a gente pode se equivocar com algumas coisas, isso é normal tanto que também somos corrigidos. Eu achei que o fedora fosse barrar a instalação por detectar uma bios legacy que usa uma tabela de partição MBR, eu achei isso, me perdoe o equivoco mas na verdade é que ele vai ser instalado na bios legacy usando os parãmetros similares do linux mint já em gpt sem precisar usar o “diskpart” para fazer a conversão.
Se a proposta for isso mesmo então sou a favor, todos somos a favor.
Peço desculpas mais uma vez o equivoco.

1 curtida

Acabei de descobrir o motivo de não conseguir fazer dual boot Linux Mint x Big Linux no meu PC, nunca que isso ia passar pela minha cabeça.

Meu Big Linux estava em MBR, que minha placa mãe já passou da puberdade e um sistema não “enxergava” o outro.