Prolog: Já houviram falar sobre?

Fala galera do fórum, tudo bem? Para quem não me conhece, prazer, me chamo Saulo Ferro — sim, meu sobrenome sempre me fez alvo de piadinhas. Pois bem, sou graduado em jornalismo, no entanto, decidi começar outra carreira pois trabalhar com comunicação é morrer de fome no Brasil. Com isso, comecei a faculdade de Sistemas de Informação no Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.

Ainda estou no primeiro período, mas já sabia programar devido ao ensino médio e técnico. Contudo, o que chamou mais a minha atenção é a grande curricular da faculdade, enquanto outras federais do própio estado ofertam Python e C#. Essa federal que estou acabou escolhendo usar C e, o motivo desse post, o Prolog.

Resumindo, o Prolog era uma espécie de linguagem para baixo nível, na verdade, uma pré-linguagem. Foi projeto para desenhar relação de objetos e criação bem simples de redes neurais na década de 90. E hoje é um projeto parado nos galpões da IBM.

Honestamente, creio que poderia ser trocado facilmente pelo Python e frameworks de POO. Pois o intuito de estarmos estudando o Prolog é apenas associar lógica, matemática e como aos dados devemos orientá-los via codificação.

Acabei de finalizar uma atividade com o Prolog, caso queira ver a escrita da linguagem: rebrand.ly/fj0htfq

Estou buscando algo para ler arquivo xml de nota fiscal no Linux.

No windows tem o programa DANFEView

1 curtida

É comum ensinarem em cadeiras de Paradigmas De Programação, pois Prolog é um dos exemplos mais conhecidos de uma linguagem puramente do paradigma lógico. Mas é o paradigma menos usado, por ter algumas limitações relevantes para uso geral e por ser um paradigma que nunca chegou a “revolucionar” algum nicho extremamente relevante.

Nossa, valeu por fornecer mais informações. Mas acontece que o Prolog está sendo usando em matemática discreta, a ideia do professor é ensinar os princípios da matemática de conjuntos e associá-la na codificação através do Prolog, o quê até agora acho melhor o Python com framework de POO ou IA para paradigmas simples.

Faz sentido, já que no paradigma lógico, é fácil expressar problemas de lógica de primeira ordem, lógica proposicional e de predicados e coisas do tipo de forma declarativa.

Apesar de não ser muito usado, acho importante estudar o paradigma. Tem seu uso e nichos de aplicação. Paradigmas, patterns e afins, são tudo ferramentas, conhecimento, melhoram a nossa “caixa de ferramentas”.

Até quem vai para Python fazer o mesmo trabalho, no fim “emula” prolog com bibliotecas como PyDatalog ou similares.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.