Projeto PI NAS - Preciso de dicas

Eu estou mudando de casa e na que eu estou a energia era inclusa no aluguel, logo não me preocupava tanto em deixar o meu servidor ligado 24/7 (i3320, 12GB de ram, 2 HD e 1 SSD), que deve consumir por volta de 60W. Mas, isso na minha futura conta de luz pode doer no bolso.

Pensei em utilizar o Raspberry Pi 5 que eu possuo com os 2 HD’s do servidor atual, mas isso resultaria em uma gambiarra monstruosa. (1 deles é pra backup).

Vi vídeos de gringos que conseguem comprar por 45 dólares um chapéu para raspberry que encaixa perfeito os HDS.

Mas isso se transforma em 400 BRL depois da taxa amorosa.

O que eu pensei para não ficar tão feio e custar um pouco menos é comprar um negócio desses:

Achei por 15 BRL na shopee, mais o frete de 80 BRL já que o cidadão que faz mora na Bahia. Somando com mais 2 adaptadores de sata para USB 3.0.

Alguém tem alguma dica para esse meu projeto?
Trazendo do meu i3320 para o meu pi nas o que eu vou perder é a hospedagem servidor de minecraft, visto que jogam até 6 pessoas simultâneas. De resto roda basicamente tudo o que preciso. (NAS, Pihole, MeTube, Photoprism, Myspeed, MariaDB e Gitea)

1 curtida