Projeto open source: Bluenix (Bluefin + Nix)

Olá, Dio e comunidade do Diolinux! Tudo bem?

Meu nome é João Pedro, sou desenvolvedor e acompanho o conteúdo do Diolinux há bastante tempo. O canal e a comunidade foram fundamentais para me dar a base e a confiança necessárias para migrar de vez para o Linux no meu dia a dia.

Recentemente, tenho visto as discussões muito legais por aqui e nos vídeos sobre sistemas imutáveis (como o Bazzite e o Bluefin) e também sobre o ecossistema do NixOS. Juntando essas duas paixões, acabei desenvolvendo um projeto open source que gostaria de compartilhar com vocês: o Bluenix.

O Problema

Como alguns de vocês devem saber, o Project Bluefin recentemente removeu o suporte oficial e a integração out-of-the-box com o gerenciador de pacotes Nix. Para quem gosta da estabilidade absurda de uma base imutável (Fedora Silverblue/ublue), mas quer a flexibilidade e o isolamento do Nix para instalar pacotes no espaço do usuário, isso deixou uma lacuna.

A Solução: Bluenix

O Bluenix é uma imagem customizada construída em cima do Bluefin que traz o Nix de volta como o gerenciador de pacotes principal. A ideia é ser o meio-termo perfeito: a base inquebrável de um sistema atômico com o poder declarativo do Nix no dia a dia.

O que já está funcionando na imagem:

• Instalação Automática: O Nix é configurado automaticamente no primeiro boot do sistema.
  • Integração com o GNOME: Aplicativos instalados via Nix (com GUI) aparecem direto no lançador de aplicativos do sistema, sem dor de cabeça.
  • Aceleração de Hardware: O nixGL já vem pré-instalado e configurado para garantir que os apps gráficos rodem com aceleração de GPU nativa.
  • Pacotes Proprietários: Suporte habilitado por padrão, sem precisar de configurações extras.

Como testar

O projeto está hospedado no GitHub, com as instruções de instalação e a estrutura baseada no ublue-os/image-template.