Olá, Dio e comunidade do Diolinux! Tudo bem?
Meu nome é João Pedro, sou desenvolvedor e acompanho o conteúdo do Diolinux há bastante tempo. O canal e a comunidade foram fundamentais para me dar a base e a confiança necessárias para migrar de vez para o Linux no meu dia a dia.
Recentemente, tenho visto as discussões muito legais por aqui e nos vídeos sobre sistemas imutáveis (como o Bazzite e o Bluefin) e também sobre o ecossistema do NixOS. Juntando essas duas paixões, acabei desenvolvendo um projeto open source que gostaria de compartilhar com vocês: o Bluenix.
O Problema
Como alguns de vocês devem saber, o Project Bluefin recentemente removeu o suporte oficial e a integração out-of-the-box com o gerenciador de pacotes Nix. Para quem gosta da estabilidade absurda de uma base imutável (Fedora Silverblue/ublue), mas quer a flexibilidade e o isolamento do Nix para instalar pacotes no espaço do usuário, isso deixou uma lacuna.
A Solução: Bluenix
O Bluenix é uma imagem customizada construída em cima do Bluefin que traz o Nix de volta como o gerenciador de pacotes principal. A ideia é ser o meio-termo perfeito: a base inquebrável de um sistema atômico com o poder declarativo do Nix no dia a dia.
O que já está funcionando na imagem:
- Instalação Automática: O Nix é configurado automaticamente no primeiro boot do sistema.
- Integração com o GNOME: Aplicativos instalados via Nix (com GUI) aparecem direto no lançador de aplicativos do sistema, sem dor de cabeça.
- Aceleração de Hardware: O
nixGLjá vem pré-instalado e configurado para garantir que os apps gráficos rodem com aceleração de GPU nativa. - Pacotes Proprietários: Suporte habilitado por padrão, sem precisar de configurações extras.
Como testar
O projeto está hospedado no GitHub, com as instruções de instalação e a estrutura baseada no ublue-os/image-template.
Repositório oficial: GitHub - joaopfusco/bluenix: Build your own custom Universal Blue Image!
Gostaria muito de saber a opinião da comunidade sobre essa abordagem! Como o canal tem falado bastante sobre o futuro das distros imutáveis e explorado o ecossistema do Bazzite nos últimos vídeos, acredito que o Bluenix renderia um vídeo muito bacana ou uma análise pro blog (fica aqui a sugestão de pauta para o @Dio e a equipe!).
Quem puder testar a imagem (seja em VM ou em metal) e deixar um feedback aqui no tópico, vai me ajudar demais a refinar o projeto. Acham que essa mistura de Fedora Silverblue/Bluefin com Nix é o futuro do desktop Linux?
Um abraço!