Projeto open source: Bluenix (Bluefin + Nix)

Olá, Dio e comunidade do Diolinux! Tudo bem?

Meu nome é João Pedro, sou desenvolvedor e acompanho o conteúdo do Diolinux há bastante tempo. O canal e a comunidade foram fundamentais para me dar a base e a confiança necessárias para migrar de vez para o Linux no meu dia a dia.

Recentemente, tenho visto as discussões muito legais por aqui e nos vídeos sobre sistemas imutáveis (como o Bazzite e o Bluefin) e também sobre o ecossistema do NixOS. Juntando essas duas paixões, acabei desenvolvendo um projeto open source que gostaria de compartilhar com vocês: o Bluenix.

O Problema

Como alguns de vocês devem saber, o Project Bluefin recentemente removeu o suporte oficial e a integração out-of-the-box com o gerenciador de pacotes Nix. Para quem gosta da estabilidade absurda de uma base imutável (Fedora Silverblue/ublue), mas quer a flexibilidade e o isolamento do Nix para instalar pacotes no espaço do usuário, isso deixou uma lacuna.

A Solução: Bluenix

O Bluenix é uma imagem customizada construída em cima do Bluefin que traz o Nix de volta como o gerenciador de pacotes principal. A ideia é ser o meio-termo perfeito: a base inquebrável de um sistema atômico com o poder declarativo do Nix no dia a dia.

O que já está funcionando na imagem:

• Instalação Automática: O Nix é configurado automaticamente no primeiro boot do sistema.
  • Integração com o GNOME: Aplicativos instalados via Nix (com GUI) aparecem direto no lançador de aplicativos do sistema, sem dor de cabeça.
  • Aceleração de Hardware: O nixGL já vem pré-instalado e configurado para garantir que os apps gráficos rodem com aceleração de GPU nativa.
  • Pacotes Proprietários: Suporte habilitado por padrão, sem precisar de configurações extras.

Como testar

O projeto está hospedado no GitHub, com as instruções de instalação e a estrutura baseada no ublue-os/image-template.

:link: Repositório oficial: GitHub - joaopfusco/bluenix: Build your own custom Universal Blue Image!

Gostaria muito de saber a opinião da comunidade sobre essa abordagem! Como o canal tem falado bastante sobre o futuro das distros imutáveis e explorado o ecossistema do Bazzite nos últimos vídeos, acredito que o Bluenix renderia um vídeo muito bacana ou uma análise pro blog (fica aqui a sugestão de pauta para o @Dio e a equipe!).

Quem puder testar a imagem (seja em VM ou em metal) e deixar um feedback aqui no tópico, vai me ajudar demais a refinar o projeto. Acham que essa mistura de Fedora Silverblue/Bluefin com Nix é o futuro do desktop Linux?

Um abraço!

1 curtida

Eu acho os pacotes Nix interessantes, pena que não há uma loja gráfica para ele.

Sim, uma loja gráfica realmente ajudaria mais na adoção do nix por iniciantes, mas como eu fiz esse projeto já baseado na imagem de dev do bluefin já espero que devs estejam acostumados com terminal. Mas realmente uma loja gráfica para o nix poderia ser um bom projeto para o futuro!