Projeto KDE incentiva usuários do Windows 10 a migrarem para o Linux

A Microsoft encerrará o suporte ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025. Após essa data, os computadores com Windows 10 não receberão mais atualizações de segurança, o que os tornará vulneráveis a ataques e problemas de funcionamento.

O KDE classifica a postura da Microsoft como uma “extorsão tecnológica” ao forçar seus usuários a comprar hardware novo para continuar recebendo suporte e atualizações. Isso gera lixo eletrônico desnecessário, pois muitos computadores são perfeitamente funcionais.

Como parte da solução para esse problewma, o KDE criou a campanha chamada “KDE for Windows 10 Exiles” (KDE para Exilados do Windows 10), para acolher esses usuários e guiá-los na transição. A solução proposta é “atualizar seu PC de forma inteligente”, ou seja, manter o hardware existente e instalar uma distribuição Linux com a interface KDE.

O KDE reconhece que a mudança de sistema operacional é um passo significativo e oferece dicas, como não esperar os mesmos programas do Windows, mas procurar alternativas Linux que desempenhem funções semelhantes (Firefox e LibreOffice são exemplos comuns já pré-instalados em muitas distros). Eles também incentivam os novos usuários a buscar ajuda na comunidade.

6 curtidas

Faltam só alguns meses para o fim do prazo, espero muito que os usuários windows dê uma chance ao pinguim pois eles só tem a ganhar com a migração suave.

2 curtidas

Rapaz, confesso que leio esses discursos sobre “lixo eletrônico” e migração para Linux com certa desconfiança. Vou tentar explicar.

Transformar o fim do suporte ao Windows 10 numa “onda de migração para o Linux” é como anunciar passagens para Paris no meio de uma enchente: quem está se afogando precisa de botes, não de destino.

Porque o assunto não é só sistema operacional. É gente. Milhões de pessoas. Gente que mal conseguiu comprar o notebook escolar do filho há cinco anos. Gente que herdou um computador usado. Gente que vai perder o pouco acesso à internet segura, às aulas remotas, ao trabalho informal. Porque “o Windows acabou” — e, ironicamente, ninguém diz que o Linux também exige conhecimento, suporte, familiaridade.

E o mais grave: ninguém pergunta onde estão essas pessoas. Todo mundo quer saber do destino dos computadores, mas ignora o destino das vidas que dependem deles.

A verdade é que essa não é uma oportunidade para o Linux. É uma oportunidade para as pessoas. Para que esses equipamentos — que ainda têm uns bons cinco anos de fôlego — sejam realocados, não descartados. A abordagem deveria ser de iniciativa social, não de marketing de sistema.

O que falta no discurso do “migre para o Linux” não é boa intenção — é visão social. O problema não é técnico, é estrutural. Não é falta de sistema, é excesso de desprezo pela margem digital.

O que seria verdadeiramente revolucionário não é uma campanha de migração. É uma aliança entre comunidades de software livre, catadores de lixo eletrônico e professores da rede pública. Isso sim é Linux como ferramenta de emancipação.

Acho que às vezes usamos os motivos errados de promoção do GNU/Linux.

5 curtidas

Isso não acontece pela razão da… liberdade. Direto eu leio: pq vou ajudar o seu projeto, sendo que existe “coloque aqui 50 nomes que preferir”.
Também posso resumir com: só vou te ajudar se vc usar minha distro preferida, com o meu desktop preferido.

Lancei uma matéria que explica os problemas da descontinuação do w10, no meu novo site, além de 24 aulas gratuitas, ensinando tudo que precisa para usar o TigerOS, como ambiente desktop.
Tem uma seção no site, explicando o que precisa ser levado em consideração, na hora da migração, uma seção apresentando um curso de extensão, para universidades.

1 curtida

Estava vendo essa tua distribuição, mas não encontrei ainda a base, as versões de pacotes, se usa repositórios próprios e etc.

1 curtida

Quem disse que não ?

Não exatamente, não estamos fazendo marketing, propaganda ou comercial anunciando “venha para o linux” nada disso, até seria ridículo. A proposta é dizer que a outros meios de você continuar a usar seu equipamento caso seu sistema não ofereça mais suporte a ele. Muitos continuaram com windows 10 após o fim do suporte até onde dê, o antivírus ainda vai oferecer suporte, office, steam, navegadores.

E o que você sugere ?
No meu entender essa frase branca já da pra enterpretar “política”

Concordo com você, respeito sua opinião.

Vale lembrar que hoje temos a liberdade de escolha, você tem opções, eu tenho opções e todos tem opções. A microsoft não entrega essas opções a seus clientes mas sim explora o bolso deles, isso me fez lembrar o que o Linus Torvalds uma vez disse: “A microsoft é boa em fazer dinheiro do que sistemas operacionais” kkkk

1 curtida

Tem em vários posts por aqui, mas preciso incluir no site.

1 curtida

Sabendo um você sabe o outro, a questão é que é muito mais fácil entender onde os computadores estão do que onde “Maria da Silva” que vende bolo no pote e organiza finanças no Excel está, “Maria da Silva” pode muito bem ser uma cidadã que faz isso para passar o tempo e registra isso num macbook, no entanto se o computador dela for um Intel Atom, provavelmente é uma pessoa em vulnerabilidade social que vende para se sustentar e sustentar os filhos

2 curtidas

Não é um dilúvio do acaso, o negócio é que “Paris” está obrigando você a erguer sua casa porque ela mesmo vai montar a enchente e se você ficar é por sua conta e risco.

Linux é para gente, pessoas, veja o nome Ubuntu que tem esse nome pelo significado da palavra (defende a interdependência e a solidariedade entre os seres humanos, enfatizando que “eu sou porque nós somos”) (Sei que as coisas mudaram com o Ubuntu, mas há tantos projetos voltados ao usuário, Linux Mint e Zorin OS, por exemplo)

O problema é que dinheiro para fazer isso não cai do céu, e alguém tem que assumir a frente. Como você acha que isso vai acontecer sem algo maior envolvido?

É não pode ser dos 2? Tem movimento pedindo mais suporte ao W10

Nada é tão simples, nenhuma distro Linux faz muito o jogo do marketing, ai me parece que você quer que haja uma cooperação de todos sobre isto? 100% de nada é nada

3 curtidas

excelente avaliação