[ Projeto - Início ] Notebook fraquíssimo (1.8GHz, 4GB de RAM, Intel Graphics) nos games!

Pretendo tentar fazer rodar alguns jogos em meu notebook tendo em vista a baixa a sua baixa configuração, minha falta de dinheiro e paciência. Meu foco serão jogos nativos da Steam (ou com avaliação +platina no Proton) e emuladores.

Não tenho grandes pretenções com esse tópico, pretendo que seja algo que me mantenha distraído (e me faça treinar um pouco a escrita) :sweat_smile:, se esse post sumir é porque eu desisti kkk

Agradeço dicas de otimização do sistema ou de jogos para testar e afins…


Meu notebook:

  • Notebook Essentials E20
    – Processador Intel® Celeron® 4205U (1,8 GHz, Cache L3 de 2 MB)
    – Intel® UHD Graphics 610
    – Memória 4 GB DDR4 (4 GB X 1)
    – Disco rígido 500 GB (5400 RPM)

Sistema operacional:

  • EndeavouOS
    – Presando ainda bela beleza e usabilidade, eu fiz o que pude para tentar reduzir o consumo de recursos, atualmente ele está iniciando com 300MB de RAM

Resumo

  1. Minecraft v. 1.15.2: processador enfrentou dificuldades no carregamento de mundo, tive que reduzir os chunks um pouco. Com possíveis modificações a mais, consegueria melhor desempenho porém… mesmo sem, a classificação fica como “jogável - rodou bem”

Pretendo instalar e testar futuramente:

Brawhalla - atualmente é gold, mas espero que com a nova versão do Proton possa rodar tranquilo

Guacamelee Super Turbo Champions! - R$

CS:GO - Não vai rodar mas eu quero testar

Stardew Valley - R$

Don’t Starve - R$

Terraria - R$

Retroarch - preciso aprender a configurar

2 curtidas

Don’t Starve seria um boa para testar também.

1 curtida

em emuladores pode adicionar o retoarxh que é leve e o dolphin para wii/gamecube que rodou bem com um i3 4005u 1.7ghz intel hd4400 e 4gb ram ddr3

1 curtida

@TiagoCardoso Siiiim, sabia que tava esquecendo um. Irei testar também.


@anon69309558 Tô só testando as configurações do retroarch e instalarei o Dolphin.

Acabei voltando para o XFCE, apesar do LXQt ser mais leve, não compensa pois eu sinto um desgosto muito grande na utilização do SO kkkkk.

Acabei voltando para o XFCE, agora com o Endeavour. Irei fazer todas as instalações novamente.

Quero ver tu pegar o meu note e fazer o teste :joy:
Intel Core® 2 Duo @1.5GHz
RAM 2GB DDR2
HD SATA 120GB

1 curtida

Dá para fazer muita coisa com esse hardware, sobretudo com jogos antigos e emulação.

1 curtida

Esse hardware é tão bom que nem Minecraft roda

2 curtidas

Po minecraft chega a ser pesadinho dependendo da versão(e por usar java… memes ksks)

2 curtidas

Terraria vai fazer você investir dezenas/centenas de horas.

2 curtidas

Depende do jogo e da otimização, repito que para emulação até 16 bits, jogos antigos em geral e boa parte dos indies este hardware está mais do que bom.

1 curtida

Eu acredito que com uma boa otimização ele ficará uma ótima máquina de emulação (com processamento gráfico entre o PS1 e o PS2) e rodará alguns jogos da steam bem de boa (principalmente jogos que não requerem muitos recursos)

1 curtida

Dando uma atualizada…


Testei o Minecraft e consegui rodar bem (tanto é que com o mapa carregado consegui chegar a 70 FPS) o maior gargalo é que devido ao processador tive que diminuir a distância de renderização do mapa para 9.

Provavelmente com um optifine da vida (mod que possibilita uma maior configuração e otimização no jogo) ou indo configurar direto nos arquivos tudo ficaria melhor, mas estou contente com o resultado, considero “jogável”. Caso eu venha a tentar algumas configurações a mais, eu volto para comentar.


@starbdecember, com esse hardware deve conseguir emulador de mega drive, snes pra baixo kkkkk, com um Batocera deve ficar tranquilo.


@TiagoCardoso e @gmmacedo sim, acredito que ele roda os de PS1, porém como a gente nunca se contenta ou gosto de ficar tentando melhorar os gráficos para ver até onde vai


@anon75331397 hmmm, Terraria. Bem lembrado!

1 curtida

Grand Theft Auto: San Andreas