Eu não sou desenvolvedor profissional, mas sentia falta de um app simples de sons ambientais nativo no Linux. Com a ajuda de ferramentas de IA, consegui tirar essa ideia do papel e criei o Foco no Trabalho em Python/GTK4!
Consegui empacotar tudo em .flatpak e o app já está funcionando direitinho. Como o projeto é 100% código aberto, compartilho aqui tanto para quem quiser usar no dia a dia quanto para quem for dev e quiser dar dicas ou contribuir para melhorar o código!
Recursos:
Sons ambientais: Chuva, trovão, cafeteria, lareira, riacho, vento, pássaros, teclado e música lo-fi.
Controle de volume: Controles individuais para misturar os sons como preferir.
Interface Nativa: GTK4 / Libadwaita (combina super bem com GNOME / Linux Mint).
Como testar / instalar:
Você pode baixar o arquivo .flatpak direto das Releases do GitHub:
Testei aqui e funcionou bem e como uso Kde Plasma ficou meio alien mas isso é normal
o cursor fica grande quando passa emcima do app tambem, seria intereçante se ela minimizasse para o tray outra coisa é um warning sobre a versão gnome 47 EOL.
flatpak update
Looking for updates…
Info: runtime **org.gnome.Platform** branch **47** is end-of-life, with reason:
The GNOME 47 runtime is no longer supported as of October 15, 2025. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: applications using this runtime:
org.focodotrabalho.App
Nothing to update.
Acabei de lançar a versão v1.1.0 do Foco no Trabalho!
O que mudou nessa atualização:
Tema Ajustado: Correção completa nos estilos GTK CSS para evitar erros de sintaxe e deixar a interface limpa.
Novos Sons & Presets: Adicionadas combinações pré-definidas de forma inteligente para ativar sons rápidos com 1 clique (ex: Chuva & Trovão, Cafeteria, Natureza).
Melhorias Internas: Ajustes de dependências e avisos de runtime limpos.
Redimensionamento: Agora a janela é totalmente ajustável para o tamanho que preferir.
Quem puder testar e me dizer o que achou, agradeço demais!
Novidades estão por vir nas próximas atualizações! Caso encontre algum erro ou tenha sugestões de melhorias, deixe seu comentário aqui para que eu possa ajustar.