Projeto Deepin anuncia o formato Linglong - Diolinux
O Deepin lançará pacotes no formato Linglong, substituindo o padrão deb para se tornar uma distribuição independente.
Não é que a equipe do Deepin está correndo nessa “busca” do ouro que é a China se livrando da MS no país? Seria interessante uma comparação dos enforços entre o Deepin vs Ubuntu Kylin para esse mercado “pós” Windows
Não vejo problemas em se ter diversos formatos de pacotes. Basta se ter a consciência de que, uma vez que é adotado, tem que se conviver com eles. Acho interessante, por exemplo, o projeto do Biglinux, que adota o Archlinux como base, e tem um script que converte pacotes rpm e deb no formato arch (perdão, não sei qual é). Um empecilho nesse meu pensamento, é que quando compramos ou utilizamos um programa que fornece os seus pacotes em .deb ou .rpm, fica inviável utilizá-lo no Deepin, por exemplo. No meu caso, que preciso do warsaw, aplicativo que proporciona acesso à Internet Banking, por exemplo, vejo-me impossibilitado de utilizá-lo. Assim como o Insync, que também fornece pacotes pré compilados. Deve haver alguma maneira de se contornar isso, claro, mas eu não sei qual é.
Eu queria muito saber porque os Flatpaks “não deram certo” no Deepin, queria que as distros evitassem a fragmentação nesse sentido, se todos os apps fossem pro Flathub iria ajudar todas as Distro, seria incrível se a Canonical deixasse de insistir no Snap e ajudasse a desenvolver o Flatpak e o Flathub.
Disse tudo!
Basicamente flatpaks não podem ser hospedados em repositórios próprios de maneira eficiente, o Deepin prefere ter controle sobre as versões dos softwares que podem ser instalados, meio que o Deepin é uma plataforma a parte não é só uma distro linux comum
Flatpaks e Snaps atendem objetivos diferentes, a pergunta mais justa seria porque os devs do Flatpak/Flathub não ajudaram o AppImage a se tornar o que o Linglong vai ser