Projeto Deepin anuncia o formato Linglong

Projeto Deepin anuncia o formato Linglong - Diolinux

O Deepin lançará pacotes no formato Linglong, substituindo o padrão deb para se tornar uma distribuição independente.

3 curtidas

Não é que a equipe do Deepin está correndo nessa “busca” do ouro que é a China se livrando da MS no país? Seria interessante uma comparação dos enforços entre o Deepin vs Ubuntu Kylin para esse mercado “pós” Windows

5 curtidas

Não vejo problemas em se ter diversos formatos de pacotes. Basta se ter a consciência de que, uma vez que é adotado, tem que se conviver com eles. Acho interessante, por exemplo, o projeto do Biglinux, que adota o Archlinux como base, e tem um script que converte pacotes rpm e deb no formato arch (perdão, não sei qual é). Um empecilho nesse meu pensamento, é que quando compramos ou utilizamos um programa que fornece os seus pacotes em .deb ou .rpm, fica inviável utilizá-lo no Deepin, por exemplo. No meu caso, que preciso do warsaw, aplicativo que proporciona acesso à Internet Banking, por exemplo, vejo-me impossibilitado de utilizá-lo. Assim como o Insync, que também fornece pacotes pré compilados. Deve haver alguma maneira de se contornar isso, claro, mas eu não sei qual é.

1 curtida

Eu queria muito saber porque os Flatpaks “não deram certo” no Deepin, queria que as distros evitassem a fragmentação nesse sentido, se todos os apps fossem pro Flathub iria ajudar todas as Distro, seria incrível se a Canonical deixasse de insistir no Snap e ajudasse a desenvolver o Flatpak e o Flathub.

3 curtidas

Disse tudo!

Basicamente flatpaks não podem ser hospedados em repositórios próprios de maneira eficiente, o Deepin prefere ter controle sobre as versões dos softwares que podem ser instalados, meio que o Deepin é uma plataforma a parte não é só uma distro linux comum

Flatpaks e Snaps atendem objetivos diferentes, a pergunta mais justa seria porque os devs do Flatpak/Flathub não ajudaram o AppImage a se tornar o que o Linglong vai ser

5 curtidas