[Projeto] Curso de Bash Script em script bash

Lembro que certa vez desenvolvi um arquivo .bat que continha um curso de Batch Script, dividido em várias lições e até tinha exercícios. Infelizmente, upei ele na época para o 4shared e alguns meses depois levei strike na conta. Na época eu tbm programava uns malwares para Windows usando Delphi (para criar o que eu chamava de “fachada gráfica”) e batch script (eu joinava um executável em um batch script compilado) e modéstia a parte eles eram muito eficazes (n cheguei a testá-los na máquina de outros pq eu só os fazia por conhecimento). Acredito que ter upado os malwares pro 4shared foi o motivo de eu ter levado strike (até pq eu deixava claro que tal arquivo era um malware). Enfim, o que eu gostaria de fazer é iniciar um projeto na qual seria feito um script em bash contendo um “minicurso” de Bash script. Confesso que não domino tão bem bash script quanto domino batch script, por isto gostaria de pedir o apoio de quem tiver experiência em bash ou shell script e tiver interesse em colaborar para o projeto. A ideia é fazer tudo via GitHub e dps disponibilizar o curso.

5 curtidas

não sei bash mas vou fazer o curso HAHAH

1 curtida

Já fiz isso usando lua

2 curtidas

O curso de Bash script?

2 curtidas

De lua,é recente até mas não tenho mais os arquivos

2 curtidas

2 curtidas

2 curtidas

Eu já tinha visto uns cursos no youtube, o que quero fazer é um meio de aprendizagem diferente, uma experiência “direta” no terminal.

1 curtida

Você pode pegar o método apresentado em algum curso e montar seu projeto. O conteúdo já está didaticamente estruturado facilitando sua tarefa de pensar no roteiro do script e de uma forma que foi pensada para facilitar a aprendizagem dos iniciantes.

1 curtida

você se inspirou em algo que já tem na internet? eu gostaria de ver como você imagina que seria

Uma vez vi um curso de html q era feito todo em páginas html, achei legal e fiz algo similar em batch script com curso de batch. Inclusive elaborar um curso de batch todo em um arquivo batch ampliou meus conhecimentos. Quero fazer o mesmo com Bash script, mas gostaria de contar com apoio de alguns colaboradores, sozinho dá trabalho e já tenho outros projetos em andamento.

2 curtidas

Pode cre. Eu poderia aprender para ajudar no projeto =)

Tem algum GitHub? O curso de Batch em Batch como referência?

Então, ta aí um problema, pq já faz uns 3 anos que concluí ele e disponibilizei na época pelo 4shared (ainda desconhecia o GitHub). Mas, se serve como referência, tenho a source deste script que desenvolvi juntamente com um aluno do curso de batch.

A primeira pergunta se tinha um Github do projeto sobre o qual esse tópico é, o curso de Bash em Bash. Realmente não fui claro.


Infelizmente o projeto original se foi, mas se lembra de como ele era? Fazer um “estilo EAD” de textos para ler, perguntas, textos para ler, perguntas, projeto pra fazer, repete parece um desperdício do potencial de interatividade.

2 curtidas

Olha, eu tenho conta no GitHub e um repositório dedicado a shell scripts, n poderia ser nele?

Sim, lembro. Em ordem de tópicos:

  1. Lógica da programação aplicada ao Batch script

  2. Comandos do MS-DOS

  3. Automatizando tarefas - crie seu primeiro bat script!

  4. Bat aplicado à segurança do SO (exemplos de potenciais usos na sessão “Defesa” e “Pentest” do script Winsecuritynet 2.0)

  5. Bat aplicado à manutenção do sistema (limpar cache DNS, fazer backups via prompt de comando, formatar usb, configurar rede, etc)

  6. Personalizando seu script (uso de cores, figuras, título no prompt, etc)

Um módulo extra q pensei em por na época é “criando jogos simples com batch script”, até pq cheguei a criar um jogo que simulava antigas técnicas de invasão via prompt de comando. Mas acabei achando desnecessário, infelizmente perdi a source do script do jogo e estou refazendo ele com o que lembro.

2 curtidas